terça-feira, abril 20, 2010

15-4-2010 | Alpha Team - 7, Omega Team - 7 | Madgatsu enorme em jogo fraco cheio de casos


Desculpem a demora. O meu emprego não me permitiu fazer esta análise mais cedo. O jogo passado, como comentado por muitos dos presentes, foi bastante fraquinho no que diz respeito à qualidade do futebol praticado. Com uma generalidade de golos sem chama e lances de cariz negativo, o equilíbrio e algumas exibições excelentes foram os únicos sobreviventes de duas equipas que podem já daqui a dois dias repetir os mesmos alinhamentos.

Equipas:
Alpha - Tinoco, Madgatsu, Vasco, Suarez de la Costada e Pinto
Omega - Pudim, Astlik, The Master, Ivo e ZeroZeroPeras

As equipas que se debateram na semana passada são deveras interessantes. Por um lado, temos a equipa Alpha, com os dois crânios futebolísticos dos últimos jogos (Vasco e Pinto). Por outro, uma equipa mais forte defensivamente, com ZeroZeroPeras e Pudim a serem claramente os melhores elementos recuados das nossas partidas. Havendo uma maior disparidade na equipa Alpha, e uma maior linearidade na Omega, parecia-me que ainda assim a qualidade iria ganhar, pelo que receei pelo resultado.

Como tem vindo a acontecer nos últimos jogos, o marcador demorou a aparecer, numa altura em que as equipas se debatiam de igual para igual, talvez até com um maior teor ofensivo Omega. De facto, com a lógica excepção dos golos marcados, tive até alguma dificuldade em encontrar lances de muito perigo do lado Alpha, pelo que desse ponto de vista podemos classificar como bastante bem sucedido este jogo Omega.

Apesar da equipa Alpha ter os jogadores com maior cotação, a verdade é que a equipa Omega esteve irrepreensível na sua defesa, com ZeroZeroPeras, na minha opinião, a ser o melhor jogador em campo, se excluirmos a fácil nomeação de Madgatsu como detentor desse título. A parede humana imposta por este elemento, tanto em zonas avançadas como recuadas, fez parar bastantes ataques, apoiado também de forma exemplar pelos seus companheiros. Do lado ofensivo Omega, assistiu-se a um ataque bastante agradável (dada a qualidade global do jogo), com todos os jogadores a facturarem.

Do lado Alpha, é incontornável mencionar e reservar um parágrafo para a exibição de Madgatsu. Depois de no seu primeiro jogo ter, de facto, feito uma exibição cinzenta, com vários erros graves, Madgatsu foi a figura deste jogo. Marcou cinco golos, tendo pelo meio sofrido duas faltas penosas, assumiu a responsabilidade de marcar um penalti e por fim marcou um golo de extrema classe, que fez Darknight exclamar uma expressão de espanto. Ao mesmo tempo, é preciso também referir as exibições um pouco mais terrestres de Pinto e Vasco.

Como já referi na introdução, ficou em mim a sensação de que a maioria (ou uma quantidade pouco aconselhável) dos golos foi concretizada pelo meio das pernas do guarda-redes (incluindo aqueles que não foram filmados), pelo que faltou um pouco mais de magia nessa importante componente de jogo. Para terminar, peço mais uma vez desculpa se a análise não for muito profunda, mas o tempo já pesa e lembro-me menos de como as coisas se passaram. Peço também desculpa pelo facto do vídeo não estar completo, pois não esvaziei o cartão de memória antes do jogo.

Highlights:


TCD!

11 comentários:

  1. Boas,

    Realmente este foi um jogo, que enquanto espectador, achei um pouco fraco em empenho e qualidade (tlv por cansaço acumulado ou situações similares).
    Mas mesmo assim, o jogo chegou a ter alguns momentos de interesse.
    E M45t3r quero só corrigir uma coisa, das duas situações que falaste, do confronto PuDiM Vs Madgatsu, só a primeira foi falta... na segunda tal não aconteceu.

    Cumpz para todos

    ResponderEliminar
  2. Boas (mais uma vez)

    Uma especial palavra de apreço para os GR (PuDiM e Costa) pelas boas/excelentes defesas efectuadas.

    Cumpz

    ResponderEliminar
  3. Bruno no vídeo dizes que o nosso 2-1 nasce de uma reposição de bola com os nossos jogadores no vosso meio-campo. Essa afirmação é falsa. No minuto 3:00 vê-se o Vasco a reiniciar a partida com a bola ao centro, normalmente, só depois é que o Metálica (deve-lhe ter passado qualquer coisa pela cabeça) decidiu simular o reatar da partida. Ele não pegou na bola à mão, por isso não cometeu qualquer infracção ao fazer aquilo, daí o comentário ser falso.

    ResponderEliminar
  4. para mim não é preciso tocar no outro jogador para haver falta, basta que haja conduta violenta.

    o segundo comentário é por sua vez falso. eu tenho a certeza que disse ao suarez para vir para a nossa metade e ele não veio, o jogo continuou e foi golo, o pudim sabe.

    ResponderEliminar
  5. "Conduta violenta"???

    Qualquer morcão via que eu ia chegar (e cheguei) primeiro à bola... Mais alguém tocou na bola? Eu joguei a bola!
    Agora "conduta violenta"?? Só se te estiveres a referir ao acto de "deixar o pézinho"...

    Eu também referi que quando seguiu a bola estavam adversários no meu meio-campo.

    E, já agora agradeço a preocupação com a minha lesão!

    Mais não digo.

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    No futebol (principalmente no de 11 mas tb no futsal) existe uma "regra" que os jogadores devem ter noção. Que é: Quem vai a uma disputa de bola com o pé a medo, tem uma grande probabilidade de se aleijar... E o PuDiM não foi em "conduta violenta" à bola... ele foi lá para cortar, com o pé feito para o fazer... Como o Madgatsu estava com medo, aleijou-se.
    Só para te dar um exemplo, duma situação em que podia ter havido uma lesão grave se não fossem as duas pessoas com o "pé feito" à bola, tens aquilo que se passou à umas semanas entre o Pinto e o PuDiM, mais ou menos ao meio-campo, se um deles fosse com medo à bolam tinha partido a perna... de certeza!

    Quanto à situação que o Costa falou (ainda não vi o vídeo), acho que o facto de os jogadores estarem no meio-campo adversário, não os beneficiou em nada... E o facto de ter sido golo, não tinha nada haver com isso.
    Ainda por cima, não sei se esta no vídeo, o Costa, saiu da baliza para vos deixar marcar um golo, para ninguém ficar triste...
    Mas mesmo assim, partilho a opinião do Costa, que foi o Madgatsu que voltou a traz, alem di jogo já ter começado...

    Cumpz

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    Só agora vi o vídeo...
    "Sangue Alpha", "Defender Penalti"... :)
    Acho que os protagonistas devem ser os jogadores :P e não a Assistência :)
    Mas pronto... parabéns pela imaginação e edição :)

    Cumpz

    ResponderEliminar
  8. Boas!
    Foi um bom jogo, bem disputado e renhido. A crónica está muito boa e o vídeo está demais :D No entanto concordo com o Costa, naquele lance a bola já tinha seguido (como se pode ver).
    Aqui fica a minha avaliação à exibição de cada um.

    Alpha Team:
    Costa - Teve grandes intervenções, defesas enormes e ajudou também o ataque com remates e assistências. No entanto perdeu um pouco o ânimo em algumas ocasiões, como vem sido habitual, talvez farto de estar na baliza. O regresso do Darknight vai-lhe fazer bem.
    Vasco - Organizou o jogo a partir de trás, combinando bem com o Pinto. Não é o jogador de há uns meses atrás, mas mesmo assim continua a ser muito importante nas equipas onde joga. Marcou um golo e ajudou bastante na defesa.
    Pinto - Importantíssimo como sempre na recuperação de jogo e na construção de ataques e contra-ataques. Marcou um golo e deu muitos a marcar. Tal como já referi, combinou principalmente com o Vasco mas não se coibiu de assistir os outros companheiros.
    Soares - Voltou a fazer uma exibição razoável, com uma taxa elevada de passes certos, tendo em conta o usual. Dispôs de algumas oportunidades mas não conseguiu marcar. Defensivamente tentou pressionar e marcar os adversários. Espera-se que continue a melhorar a este ritmo.
    Madgatsu - Foi, inevitavelmente, o homem do jogo. Marcou 5 golos, um deles cheio de classe (registado em vídeo), e jogou muito mais para a equipa do que da última vez. No entanto também teve algumas falhas, que resultaram em golos adversários.

    Omega Team:
    Pudim - Foi importantíssimo na equipa, dos melhores em campo. Fez defesas enormes, leu muito bem o jogo para se antecipar aos adversários e ainda marcou um grande golo do meio da rua. Espera-se que esteja recuperado da lesão para poder dar o seu contributo esta semana.
    Astlik - Incansável, sempre a pressionar os adversários dum lado pro outro, fez um jogo muito bom. Marcou dois bons golos, o 1º a desmarcar-se bem para empurrar para o fundo das redes e o 2º a aproveitar bem um erro do adversário para interceptar a bola e mete-la por entre as pernas do guarda-redes.
    Master - Mais dois golos para ser o Pichichi 2009-2010, está bem lançado com uma diferença de 19 golos para o 2º (Vasco). Voltou a protagonizar um bom duelo com o Costa, com este a negar-lhe alguns golos. No entanto, notou-se algumas falhas, principalmente defensivas.
    Ivo - Voltou de terras nipónicas cheio de vontade de jogar futebol. Não tem jogado muito na equipa Omega, mas não se notou a falta de entrosamento, combinando bem com os colegas. À sua imagem, não evitou os lances individuais, tendo marcado um golo (infelizmente não registado em vídeo). À semelhança do Master, como aspecto negativo, mostrou também algumas falhas defensivas.
    ZeroZeroPeras - Antes de mais, obrigado pelo elogio na crónica, mas a verdade é que ainda estou muito longe da perfeição. Tive algumas falhas que originaram em golo, embora compensadas possivelmente pelos cortes e intercepções que fiz. No ataque, marquei um golo a aproveitar bem a distracção do Costa, e tive mais oportunidades, não concretizadas. Acho que, em suma, fiz um bom jogo, espero continuar a melhorar.

    Cumprimentos, até amanhã!

    ResponderEliminar
  9. Apesar de ter ainda cometido alguns erros, principalmente defensivos. Por 2 vezes não medi bem a força dos meus passes para os meus colegas, o que resultou em golo.. No entanto, acho que joguei muito melhor do que esperava.

    Quanto aos dois lançes em que caí, o primeiro foi sem dúvida falta. Quanto ao segundo, tanto quanto saiba eu não me queixei de falta nem de agressão. EU PEÇO É QUE TENHAM CALMA e que, mesmo tendo vontade de partir as pernas ao adversário, que se contenham. Mais uma vez, estamos todos a jogar entre amigos. Não vou comentar mais a "entrada" do Pudim, mas digo-lhe que quer ele ache que tenha razão ou não, magoar uma pessoa é uma coisa séria, e merecia pelo menos um "desculpa" ou um "tás bem?". Não vou tolerar mais pontapés "a magoar", digo já.

    Até amanha.

    ResponderEliminar
  10. No comment...

    (E ficou filmado... Olha se não ficasse...)

    ResponderEliminar
  11. Boas,

    Realmente acho que se esta a discutir muito do mesmo...
    Acho que o pessoal tem é de levar caneleiras, para o caso de numa disputa mais forte de bola ninguém se aleijar.
    E torno a dizer, não tentem martirizar o PuDiM, pois ele não queria aleijar ninguém! E a forma como ele foi à bola, não foi com a intenção de aleijar. Pois se ele tivesse com a ideia de aleijar o Madgatsu, naquela bola, facilmente lhe partia a perna. O que não aconteceu...
    Por isso, ninguém anda a jogar para aleijar, pois somos todos amigos/conhecidos.
    Vamos deixar as teorias da conspiração e jogar futebol (pelo menos vocês :P pois eu ainda não posso)

    Cumpz para todos e bom jogo para hoje!

    ResponderEliminar