sexta-feira, dezembro 11, 2009

10-12-2009 | Alpha Team - 11, Omega Team - 17 | Jogo tranquilo das duas equipas traduzido em espectáculo


O jogo desta quinta-feira teve contornos de espectáculo no que diz respeito ao resultado, mas a razão deve-se essencialmente a ter havido um jogo muito tranquilo, aberto, e até acomodado de ambas as equipas, que procuraram sobretudo apostar nos lances ofensivos. Logicamente, a falta de guarda-redes fixos também foi um factor muito importante, dado que as bolas entravam muito mais facilmente, ainda que tenham havido excepções, como vamos ver adiante.

As equipas foram efectivamente as da antevisão:
Alpha Team - Tinoco, Suarez de la Costada, Mantorras, Balta, Hélio
Omega Team - Filas, Astlik, The Master, Vasco, ZeroZeroPeras

O jogo começou de forma negativa, devido à ausência ausência inicial do Mantorras. Os jogadores começaram por uma peladinha que, embora divertida, era muito desequilibrada e não justificava o assinalar dos golos, pelo que não havia muita motivação, da parte dos principais marcadores, em gastar aí todas as suas forças. Ainda assim, essa peladinha foi a maior de todos os jogos "a brincar", durando sensivelmente 20 minutos. Durante essa altura, curiosamente, o teor do jogo veio a ser o mesmo que o resto da partida, com um jogo fluído para ambas as partes e os golos a aparecerem no âmbito das jogadas com mais qualidade, fossem de que equipa fosse.

Ainda assim, e dado que a sua presença era incógnita, foi com muito agrado que os jogadores receberam o Mantorras, passando o jogo, nessa altura, a ter um cariz definitivo. Tal como já foi dito, o jogo foi muito aberto e disputado. A principal característica do jogo que ficou patente no final da partida foi, em minha opinião, o desprimor que ambas as equipas tiveram na defesa. A equipa Omega teve um auto-golo e alguns erros defensivos graves (como perdas de bola em reposições a meio-campo), isto assumindo que qualquer equipa sofre sempre um número mínimo de golos aceitável. A equipa Alpha, por outro lado, foi muito displicente no acto de defender, com alguns jogadores, no último terço do terreno, a terem liberdade de fazerem muitas manobras, ao mesmo tempo que foi lenta em muitos contra-ataques. No ataque, a equipa Alpha foi mais eficaz em termos de rácio, dado que a equipa Omega teve provavelmente outras 17 oportunidades claras de golo, com muitas bolas ao poste (principalmente do Vasco, que embirrou com um deles).

O jogo foi muito condicionado pela peladinha inicial, parecendo dar a ideia de que os jogadores ainda estavam na mesma. Não havia propriamente um mau-estar por sofrer golos; havia apenas futsal, e também alegria. É possível que isto seja o reflexo da ausência do Pudim, que claramente desautorizava tal comportamento na nossa equipa. É de notar ainda que ficámos a jogar 20 minutos a mais do que o tempo regulamentar, tendo tido dessa forma uma boa compensação para a perda temporal inicial. Em relação aos golos, e embora as balizas não tivessem guarda-redes à altura, destaque para três jogadores da equipa Omega com cinco golos cada (entre os quais o regressado Filas), da boa exibição do Suarez na baliza em determinados momentos e também, e acima de tudo, do bom companheirismo e respeito que pautou todo o jogo. Bravo!

TCD!

4 comentários:

  1. Excelente crónica, mais uma vez!
    Foi um bom jogo, mais aberto do que habitualmente, mas também com mais espectaculo.
    Aqui fica a minha análise individual:

    Alpha Team:
    Costa - Somou mais 3 golos à conta pessoal, mas insuficientes para se manter no 1º lugar. Na baliza efectuou uma boa exibição, como de costume. Combinou bastante com o Balta e com o Mantorras, tendo sido, juntamente com eles, um dos responsáveis pelo ímpeto atacante da equipa.
    Soares - Mais uma vez portou-se bem na baliza, esteve bastante tempo sem sofrer golos, e com algumas boas defesas. A nível atacante conseguiu marcar um golo, revelando um rácio de eficácia bastante alto. Defensivamente esteve algo displicente.
    Mantorras - Chegou atrasado mas a tempo de efectuar uma boa exibição. Estava mais fresco do que os companheiros e por isso era o que mais corria e ajudava defensivamente. Marcou dois bons golos e elaborou boas combinações com os colegas. Fez grandes defesas quando esteve na baliza.
    Balta - Foi talvez o melhor jogador da equipa, sem nunca desistir dos lances e com isso a conseguir roubar a bola aos adversários e marcar golos. De resto tentou combinar com os colegas, principalmente com o Mantorras e o Costa.
    Hélio - Menos exuberante do que das últimas vezes, destacou-se apenas pelo golo marcado. Tentou desmarcar-se para combinar com os colegas. Defensivamente ajudou no que pôde, e portou-se bem na baliza.

    Omega Team:
    Astlik - Fez uma boa exibição como é usual, mas desta vez sem conseguir marcar, embora tenha tido lances em que as bolas foram salvas in extremis e outras que foram aos postes. Pressionou bastante, nunca desistiu dos lances e desmarcou-se bem. Também ajudou defensivamente, embora tenha cometido pelo menos um erro fatal.
    Vasco - Voltou às grandes exibições, trabalhou imenso para a equipa. Foi o principal transportador e organizador de jogo, fez algumas assistências e conseguiu ainda marcar 5 golos (e podia ter marcado mais, dado a quantidade de bolas nos postes). Defensivamente efectuou uma boa exibição, inclusive na baliza, apenas com um lance em que poderia ter feito mais.
    Master - Destacou-se na lista de melhores marcadores com mais 5 tentos e protagonizou uma grande exibição, com arrancadas em velocidade, dribles rápidos e assistências para os companheiros, sem se coibir de defender.
    Filas - Um regresso e em grande forma, principalmente a nível atacante. Defensivamente cometeu alguns erros, quer na defesa quer na baliza, mas compensou com os 5 golos marcados e combinações com os colegas.
    ZeroZeroPeras - Consegui marcar 2 golos, efectuei um bom trabalho defensivo, mas infelizmente também tive erros nada usuais ultimamente, principalmente a perder a bola infantilmente na defesa e a sofrer alguns golos enquanto estive a GR, embora alguns não dessem hipóteses.

    Cumprimentos a todos!

    ResponderEliminar
  2. Foi um jogo porreiraço! Uma crónica (finalmente =P) imparcial, e principalmente acertada no comentário referente ao Pudim, com o qual concordo plenamente!

    Pudim: uma cena é chamar a atenção dos lances que *deves* fazer! Outra coisa é causar mau ambiente... Acredita que se notou a tua falta, no bom e mau sentido!!

    Gd Abraço,
    #9

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Foi um jogo porreiraço! Uma crónica (finalmente =P) imparcial, e principalmente acertada no comentário referente ao Pudim, com o qual concordo plenamente!

    Pudim: uma cena é chamar a atenção dos lances que *deves* fazer! Outra coisa é causar mau ambiente... Acredita que se notou a tua falta, no bom e mau sentido!!

    Gd Abraço,
    #9

    ResponderEliminar