domingo, dezembro 20, 2009

17-12-2009 | Alpha Team - 12, Omega Team - 9 | Alphas vencem com reforço de peso

1 comentários

Tal como antecipado, o jogo foi resolvido, de facto, pela quantidade de qualidade que o reforço que a equipa Alpha viria a ter. Apesar da equipa Omega ter desdenhado uma grande recuperação e se ter batido de igual para igual grande parte do tempo, um período de pecado desta equipa ditou o desfecho de um jogo muito agradável.

As equipas foram as previstas na antevisão, dado que a interrogação sobre o novo elemento dava lugar a um benefício de que as equipas estariam equilibradas. Do lado da equipa Omega, The Master, visivelmente a padecer de uma gripe, era um presságio negativo para o que viria a acontecer. O jogo começou atempadamente.

O início do jogo foi muito interessante, a assemelhar outros jogos onde quatro golos foram marcados com alguma velocidade, dois para cada lado. Findo este período de conhecimento mútuo, a equipa Alpha começou a desenhar o período de jogo que lhe viria a dar a vitória. Mais especificamente: a equipa comandada por Mantorras e muito melhorada pelo reforço Fernando apontou seis golos sem resposta num período curto de 15 minutos, desorientando a equipa Omega por completo. Apesar de alguns golos não terem tido contestação, representando remates fulminantes de média distância e sem defesa, outros deveram-se essencialmente a desconcentração Omega, em reposições de bola deficientes e lenta recuperação de posições.

Fernando foi um reforço de peso em todas as zonas do terreno e também da baliza, colmatando todos os problemas que a sua equipa padece geralmente, como a falta de eficácia e as perdas de bola nas transposições para o ataque. A equipa Omega demorou algum tempo a refazer-se deste período negro, e sensivelmente a meio da partida, o jogo mudou de teor.

A equipa comandada por Vasco não passou a controlar nem a dominar o jogo, mas sim a recuperar as suas posições defensivas com muito mais qualidade. Na frente, muito querer, displicência Alpha, um Vasco especialmente finalizador e um Pudim polivalente foram os ingredientes para um recuperar impressionante, numa altura em que Mantorras, como sempre, fazia já a festa, com gritos reconhecidamente da tribo Apache.

O jogo terminou com uma nova troca de golos de parte a parte, ficando a diferença final em três golos. Como em muitos outros jogos, houve em ambas as equipas motivos para festejar. Do lado Alpha, um regozijo visível pela vitória e pelo aproveitar de um reforço importante, coisa que não acontece muitas vezes. Do lado Omega, o orgulho da qualidade recuperada, do regresso da liderança do Pudim, e de um trabalho bem feito, dadas as circunstâncias. É de notar também que o jogo parece ter, inclusive, curado a minha gripe.

No próximo jogo, provavelmente em 2010, se tudo correr como o historial dos nossos jogos nos revela, é provável que o resultado volte a ser muito mais aproximado, senão com um cariz contrário. Para terminar o ano, conclusões rápidas: nesta temporada, a equipa Alpha tem ganho visivelmente, contabilizados todos os jogos; no entanto, desde a última reformulação humana, felizmente, temos, nada mais nada menos, que um empate técnico!

Dessa forma, e prevendo um espaçamento entre este e o próximo artigo, é com muito prazer que desejo a todos um Feliz Natal e umas excelentes Entradas em 2010!

TCD!

quinta-feira, dezembro 17, 2009

17-12-2009 | Antevisão

0 comentários

Estou doente.

Infelizmente, hoje não vamos poder usufruir das equipas habituais, dado que o Suarez vai faltar. Desta forma, vamos dar as boas vindas, mais uma vez, a um novo elemento surpresa que vai suprimir essa falta, na equipa Alpha. A qualidade de jogo evidenciada por esse novo elemento vai possivelmente ditar o resultado do jogo, dado que pode manter ou virar ao contrário a supremacia que a equipa Omega tem mostrado.

Por outro lado, a equipa Omega vai estar novamente dotada de um guarda-redes à altura, pelo que é previsível que esta torne a sofrer golos de apenas um dígito de expressividade. Ao mesmo tempo, a equipa vai ser submetida a novos padrões defensivos exigidos pelo Pudim, pelo que é expectável que aconteça um jogo bastante interessante.

Equipas:
Alpha Team - Tinoco, Fernando, Mantorras, Balta, Hélio
Omega Team - Pudim, Astlik, The Master, Vasco, ZeroZeroPeras

Para finalizar, estou doente e poderei dar menos à equipa do que o habitual.

TCD!

sexta-feira, dezembro 11, 2009

10-12-2009 | Alpha Team - 11, Omega Team - 17 | Jogo tranquilo das duas equipas traduzido em espectáculo

4 comentários

O jogo desta quinta-feira teve contornos de espectáculo no que diz respeito ao resultado, mas a razão deve-se essencialmente a ter havido um jogo muito tranquilo, aberto, e até acomodado de ambas as equipas, que procuraram sobretudo apostar nos lances ofensivos. Logicamente, a falta de guarda-redes fixos também foi um factor muito importante, dado que as bolas entravam muito mais facilmente, ainda que tenham havido excepções, como vamos ver adiante.

As equipas foram efectivamente as da antevisão:
Alpha Team - Tinoco, Suarez de la Costada, Mantorras, Balta, Hélio
Omega Team - Filas, Astlik, The Master, Vasco, ZeroZeroPeras

O jogo começou de forma negativa, devido à ausência ausência inicial do Mantorras. Os jogadores começaram por uma peladinha que, embora divertida, era muito desequilibrada e não justificava o assinalar dos golos, pelo que não havia muita motivação, da parte dos principais marcadores, em gastar aí todas as suas forças. Ainda assim, essa peladinha foi a maior de todos os jogos "a brincar", durando sensivelmente 20 minutos. Durante essa altura, curiosamente, o teor do jogo veio a ser o mesmo que o resto da partida, com um jogo fluído para ambas as partes e os golos a aparecerem no âmbito das jogadas com mais qualidade, fossem de que equipa fosse.

Ainda assim, e dado que a sua presença era incógnita, foi com muito agrado que os jogadores receberam o Mantorras, passando o jogo, nessa altura, a ter um cariz definitivo. Tal como já foi dito, o jogo foi muito aberto e disputado. A principal característica do jogo que ficou patente no final da partida foi, em minha opinião, o desprimor que ambas as equipas tiveram na defesa. A equipa Omega teve um auto-golo e alguns erros defensivos graves (como perdas de bola em reposições a meio-campo), isto assumindo que qualquer equipa sofre sempre um número mínimo de golos aceitável. A equipa Alpha, por outro lado, foi muito displicente no acto de defender, com alguns jogadores, no último terço do terreno, a terem liberdade de fazerem muitas manobras, ao mesmo tempo que foi lenta em muitos contra-ataques. No ataque, a equipa Alpha foi mais eficaz em termos de rácio, dado que a equipa Omega teve provavelmente outras 17 oportunidades claras de golo, com muitas bolas ao poste (principalmente do Vasco, que embirrou com um deles).

O jogo foi muito condicionado pela peladinha inicial, parecendo dar a ideia de que os jogadores ainda estavam na mesma. Não havia propriamente um mau-estar por sofrer golos; havia apenas futsal, e também alegria. É possível que isto seja o reflexo da ausência do Pudim, que claramente desautorizava tal comportamento na nossa equipa. É de notar ainda que ficámos a jogar 20 minutos a mais do que o tempo regulamentar, tendo tido dessa forma uma boa compensação para a perda temporal inicial. Em relação aos golos, e embora as balizas não tivessem guarda-redes à altura, destaque para três jogadores da equipa Omega com cinco golos cada (entre os quais o regressado Filas), da boa exibição do Suarez na baliza em determinados momentos e também, e acima de tudo, do bom companheirismo e respeito que pautou todo o jogo. Bravo!

TCD!

quinta-feira, dezembro 10, 2009

10-12-2009 | Antevisão

0 comentários

Esta antevisão é muito próxima da já comum, mas com uma (grande) alteração. Nesta semana não vamos ter a presença do Pudim, que se encontra num compromisso muito mais importante. Desta forma, e também aliado a uma dor de costas do Tinoco, teremos um jogo que poderá muito bem ser caótico, dado que a equipa Omega fica privada do seu líder e a equipa Alpha terá que ser mais desembaraçada no ataque, já que embora o líder dos melhores marcadores comece sempre na baliza, cedo a deixa.

Ainda assim, face a estas situações, é expectável que as equipas não sofram modificações profundas, sendo o Pudim substituído pelo já experiente Filas, que regressa para jogar com companheiros que bem conhece.

Alpha Team - Tinoco, Suarez de la Costada, Mantorras, Balta, Hélio
Omega Team - Filas, Astlik, The Master, Vasco, ZeroZeroPeras

O caos pode realmente acontecer, mas, acima de tudo, é esperado que o jogo não tenha os contornos negativos de que foi pintado na partida passada, por forma a aproveitar da melhor maneira todos os minutos preciosos que nos são dados.

TCD!

sábado, dezembro 05, 2009

3-12-2009 | Alpha Team - 9, Omega Team - 8 | Espectáculo equilibrado termina em distúrbios

2 comentários

O jogo da última quinta-feira teve muitos sabores diferentes, num cozinhado que teve como ingredientes um bom jogo de futebol, uma equipa Alpha muito mais capaz, uma recuperação notável Alpha e finalmente, e infelizmente, um final de jogo muito triste. Esses sabores dizem respeito ao orgulho Alpha recuperado, pela opinião que cada um teve em relação ao que se passou no final, mas também para, em última instância, um jogo que continuou a ser equilibrado.

O meu relógio sofre de uma condição rara que se caracteriza pela paragem temporária do seu funcionamento, pelo que, até o ter em estado óptimo de novo, terei menor noção do tempo. É provável que na anterior quinta-feira tenhamos começado com 5 minutos de atraso mas terminado também com 5 minutos de antecedência. As equipas, felizmente, e como já dito na antevisão, foram as mesmas da semana passada.

O jogo começou de forma diferente da última partida. Completamente diferente. Isto porque a equipa Omega teve uma entrada fulgurante, com três oportunidades perigosas de golo, sem que, no entanto, as tenha aproveitado. A equipa Alpha ripostou com mais eficácia e marcou golo. Nos minutos iniciais as equipas trocaram boas jogadas e o jogo chegou naturalmente, e rapidamente, aos 2-2.

O próximo momento do jogo significou um escalar das operações Alpha, que conseguiu dominar muito mais a partida que na semana passada. A defesa Omega foi agora muito mais permissiva, com o Vasco, um dos elementos mais preponderantes, a arrastar negativamente a equipa, devido a uma menor concentração e algumas perdas de bola. Ainda assim, toda a equipa Omega esteve pior na defesa, havendo até um período de total controlo, e facturação, Alpha, a aproveitar bons contra-ataques e sobretudo situações de 2 para 1. Neste movimento ofensivo Alpha é necessário dar destaque ao Hélio, que com três golos finalmente subiu a sua própria parada, e ao Mantorras, com o golo mais colocado de sempre, dando voz à expressão "na gaveta".

Quando a partida já estava na sua recta final, foi a vez da equipa Omega tratar de mudar o resultado, sem necessariamente começar a controlar o jogo. Os golos da recuperação foram sucedendo com muita raça e querer, liderados pelo mais eficaz The Master, e mais uma vez, pela Astlik. O jogo terminaria desta forma, com um jogo bem ganho pela equipa Alpha mas um equilibrar final das coisas por parte da equipa Omega que fez manter o tão desejado equilíbrio e colocou um ponto de interrogação sobre o resultado final caso o jogo se prolongasse.

No final da partida, devido a desacatos entre (Mantorras + Balta) e a Astlik, o jogo terminou abruptamente. Eu abstenho-me completamente do que se passou, tendo apenas ficado muito triste pela situação, sobretudo porque não havia uma próxima equipa a jogar e havia tempo para muito mais jogo. Vamos esperar que na próxima semana possamos jogar de novo de forma tranquila, de forma a que possamos terminar a partida falando daquilo que realmente faz parte dela: as jogadas, os golos, os frangos, etc.

TCD!

quinta-feira, dezembro 03, 2009

3-12-2009 | Antevisão

0 comentários

Bela antevisão que esta vai ser.
Fácil de fazer e tal...

As equipas serão exactamente as mesmas que na semana passada, depois de algum sururu devido à possível ausência daquela que foi, na semana passada, a principal jogadora, a Astlik. Sendo assim, este jogo afigura-se principalmente como confirmação (ou não) do que se verificou na anterior partida: equilíbrio final das equipas, mais detalhado com um controlo defensivo Omega e uma boa resposta Alpha.

Esperemos também que consigamos jogar a hora inteira, ao mesmo tempo que alguns jogadores, que têm estado fatigados, consigam dar mais de si durante a partida inteira (Suarez, Hélio...). É também interessante verificar se o volume ofensivo Omega vai acabar por ser concretizado de novo pela Astlik, e se o Pudim mais os postes vão continuar a ser as maiores dores de cabeça da equipa Alpha.

TCD!