domingo, novembro 15, 2009

12-11-2009 | Alpha Team - 14, Omega Team - 6 | Alphas regressam às vitórias com Ivo em destaque


O Hélio abanou as mãos.
O Darknight cantou.
A Astlik NÃO disse "Anda car****!".

A equipa Alpha voltou ás vitórias num jogo em que os condimentos críticos que levaram a esse desfecho não foram, de todo, aqueles que mais se esperariam. Não foi um jogo tão emocionante como o anterior, mas ainda assim foi um bom espectáculo.

Equipas:
Alpha Team - Tinoco, The Master, Vasco, Hélio e Ivo
Omega Team - Pudim, ZeroZeroPeras, Astlik, Mantorras e Balta

O jogo começou com dez minutos de atraso, depois de ter havido um ambiente de CSI no campo, altura em que o Vasco decidiu recolher provas inegáveis de exemplos em que a bola está fora e dentro de campo. Esses dados vão ser analisados num artigo a publicar depois desta análise. Tal como foi dito na antevisão, o Tinoco veio para servir de guarda-redes fixo, dado que trouxe uma... camisola.

O jogo começou de forma bastante equilibrada no que diz respeito aos lances de perigo, mas cedo se viu que a equipa Omega tinha mais dificuldade em chegar ao último terço do terreno com a bola controlada, tentando mais vezes o remate de longe. A equipa Alpha, pelo contrário, criava muito perigo na cara do guarda-redes, aproveitando contra-ataques rápidos e alguma passividade da defesa Omega, ao mesmo tempo que ganhava com muita clareza a maioria das bolas divididas a meio-campo e recuperava mais vezes lances perdidos. Ainda que o jogo tivesse continuado desta forma durante o resto da partida, o resultado não espelhou essa diferença de qualidade até ao último terço do encontro. É preciso também dizer que o jogo da equipa Omega sofreu um duro revés depois de, a meio da partida, o Mantorras se ter lesionado e nunca mais ter sido o mesmo, tendo inclusive ido a baliza algum tempo.

Uma ressalva agora para o melhor marcador do campeonato: o Tinoco não foi propriamente o guarda-redes fixo que se pensaria; enquanto esteve na baliza, defendeu de forma exemplar os remates de médio e longo alcance, sendo apenas traído por um lance caricato. Quando saiu da baliza e deu o seu lugar ao Hélio (foram ambos os guarda-redes Alpha durante o jogo), foi o Tinoco que todos conhecemos, tendo tido um alto rendimento para o tempo que esteve à frente. Quando pensamos nesta boa forma entre os postes e na cara da baliza, dificilmente encontramos um jogador tão completo, embora defensivamente tenha algumas falhas.

Tal como foi dito, o jogo foi tecnicamente equilibrado até ao 6-4, altura em que começou a aparecer o jogador mais valioso do jogo: o Ivo. Com uma eficácia tremenda e um misto de querer e sorte, este jogador foi o responsável pelo desnível das equipas que em tão pouco tempo tomou conta do marcador. Em relação à equipa Omega, é fácil apontar os principais motivos do insucesso: falta de volume ofensivo capaz de criar mais oportunidades flagrantes de golo, motivo pelos quais Mantorras, que vinha sendo o principal artilheiro Omega, não conseguiu marcar nenhum golo. Fica ainda o destaque positivo do Balta, com três golos, e a existência de dois auto-golos que impediram um fosso ainda maior entre as equipas.

Para terminar, Suarez de la Costada. Ficou claro, no final do jogo, que as equipas que se defrontaram nesta quinta-feira foram muito parecidas com aquelas de há dois jogos atrás, com a excepção do Suarez que, para além de ser um elemento menos forte à frente, sofreu a maioria dos golos Omega em rápida sucessão. É possível que uma mistura entre "regresso do Suarez" e "Tinoco à baliza" seja de resultado interessante.

Highlights:


TCD!

3 comentários:

  1. Viva,
    Realmente a Omega Team esteve bastante mal defensivamente, com muitos erros individuais e colectivos. Ofensivamente o colectivo simplesmente não funcionou. Por seu lado, a Alpha Team esteve muito bem, em que a rotação na baliza resultou a olhos vistos e em que o substituto do Soares foi o MoM.

    Alpha Team:
    Costa - Revelou mais uma vez as grandes capacidades na baliza, ao efectuar enormes defesas, embora tenha tido um lance muito infeliz. Rodou com o Hélio nas funções de guarda-redes, e protagonizou uma boa exibição em campo, ao combinar bem com os colegas e ao marcar três golos oportunamente.
    Vasco - Boa exibição, principal elemento organizador de jogo, efectuou grandes combinações com os colegas. Algumas falhas, principalmente na finalização, mas ainda deu para facturar por duas vezes. Defensivamente a mostrar grande eficácia, principalmente na pressão ofensiva.
    Master - Fez uma exibição segura, efectuou boas desmarcações e boas combinações com os colegas. Infelizmente perdeu-se por vezes nas fintas e com isso perdeu alguns golos. No entanto marcou 2, embora com a ajuda do Pudim.
    Hélio - Bom jogo, a mostrar melhorias. Marcou o 1º golo do jogo, em que revelou a sua capacidade técnica, ao fintar um adversário e a rematar colocado de pé esquerdo. Acusou algum cansaço e com isso foi por duas vezes à baliza. Mostrou melhorias também neste aspecto, ao efectuar boas defesas. Marcou um na própria
    Ivo - Uma boa exibição, cheia de garra. Facturou por 6 vezes e ajudou bastante a equipa defensivamente, mostrando boa capacidade física. Só teve algumas falhas em algumas movimentações e no transporte de bola. Também marcou um golo na própria.

    Omega Team:
    Pudim - Revelou-se um pouco mais nervoso do que o costume, e com isso andou bastante tempo subido no terreno, a tentar empurrar a equipa para a frente. Teve alguns erros, que originaram golos, mas também fez grandes defesas. Marcou um grande golo de longa distância, ao fechar, depois de várias tentativas.
    Mantorras - Antes da lesão estava a combinar bem com os colegas, principalmente com o Balta e com a Astlik e com isso estavam a conseguir equilibrar o resultado e a exibição. Com a lesão deixou de poder jogar como ele sabe e gosta, e até foi à baliza. Teve também algumas ocasiões em que tentou o lance individual, sem grande sucesso. Defensivamente foi permissivo.
    Astlik - Vítima de bastante "porrada" por parte dos adversários, embora involuntária, queixou-se bastante mas mesmo assim não deixou de mostrar garra na abordagem defensiva aos lances. Fez grande pressão, conseguindo recuperar bastantes bolas. No ataque, esteve bastantes vezes solta de marcação, mas muitas vezes a bola não lhe chegava e quando chegou os seus remates encontraram sempre oposição na baliza.
    Balta - Bastante individualista, não conseguiu protagonizar uma exibição como a da última vez. Ainda assim marcou 3 golos tendo sido o melhor marcador da equipa. Defensivamente também cometeu alguns erros, principalmente ao deixar os adversários soltos de marcação nas suas costas.
    ZeroZeroPeras - Comecei bastante bem, ao mostrar segurança defensiva, e ao apoiar a equipa no ataque. No entanto com o cansaço fui ficando mais atrás, para tentar travar os contra-ataques adversários, muitas vezes sem sucesso pois vinham 2 ou 3 adversários bastante rápidos a contra-atacar. Ineficácia nos remates, que foram todos ao lado.

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de referir o grande trabalho efectuado pelo Darknight, ao filmar o jogo e com os bons comentários e cantorias nos tempos mortos :D
    Esperemos poder contar com ele mais vezes, já que não pode ser em campo, que seja no aspecto multimédia.

    Cumprimentos a todos!

    ResponderEliminar
  3. dps de terem dito q sou egoista, agora dizem q tive sorte... isto é um complot neste blog :P

    ResponderEliminar