sábado, janeiro 30, 2010

28-1-2010 | Alpha Team - 4, Omega Team - 12 | Omegas fazem o plano em Janeiro, numa noite cheia de classe

8 comentários

A equipa Omega passou o seu mais tenebroso desafio até agora e, mesmo sem Vasco, conseguiu uma exibição de gala, porventura com mais tranquilidade e classe que noutros jogos. Em 2010, e depois de um Janeiro avassalador, a equipa apontou 48 golos e sofreu... metade.

O jogo começou com um pouco mais de atraso do que o costume, devido a uma razão do foro da parvoíce, já que todos os elementos já estavam em campo há algum tempo. Ao contrário dos outros jogos de Janeiro, a equipa Omega não começou a partida com o mesmo vigor, talvez porque na defesa contrária havia agora... Vasco. As duas equipas demoraram algum tempo a conhecer-se e a acertar-se, mas foi a equipa Omega quem manteve as suas redes invioláveis durante mais tempo. A equipa Alpha, agora com uma defesa mais disciplinada, demorou algum tempo a sofrer um golo, mas não conseguiu manter essa firmeza durante o resto do jogo.

Os Omegas abriram mais uma vez o marcador, sendo que desta vez não houve logo um salto de resultado como nos outros jogos. Pelo contrário, a equipa Alpha voltou a equilibrar o jogo, marcando um ou dois golos. Durante algum tempo, a equipa Omega esteve um pouco recuada, mas a partir do segundo terço da partida, iria, mais uma vez, mostrar todo o seu esplendor. Findo o período inicial de adaptação, a equipa Omega começou a jogar da maneira que mais gosta: no erro do adversário, em contra-ataque e em lançamentos aéreos para a frente. Num sistema claramente 1-1-2, coube a Pinto e ZeroZeroPeras (e ás vezes até Pudim), organizar o jogo, ao passo que The Master e Diana estiveram, mais uma vez, irrepreensíveis (palavra inexistente no dicionário do Pudim) no ataque.

Em relação à equipa Alpha, mais uma vez a mesma foi obrigada a rematar de longe muitas vezes, enquanto que Pudim defendia a maioria das bolas mais complicadas. Ainda assim, neste jogo a equipa esteve muito desacertada ofensivamente, falhando muitos remates. Estamos perante duas equipas claramente díspares: os subtis e rápidos Omegas contra os Alphas de força bruta. Apesar de parecer que os Omegas vão marcando golos da maneira que bem lhes apetece, a verdade é que tem faltado muito rigor defensivo aos Alphas, dado que os atacantes Omega aparecem sempre sozinhos e com golos bastante fáceis de executar.

Ainda assim, a equipa Omega voltou a desacelerar no final, tornando este jogo, incrivelmente, o mais fácil de todos neste novo ano. A meio do jogo, houve ainda oportunidade para o executar, de forma magnífica e mágica, de uma jogada muito rápida e precisa da equipa Omega, que passou por todos os seus elementos e já causava reacções de congratulação ainda mesmo antes da mesma acabar.

Esta actividade, é necessário dizer, precisa urgentemente do senhor Darknight, pelo menos para diminuir, previsivelmente, a eficácia de concretização Omega.

TCD!

quinta-feira, janeiro 28, 2010

28-1-2010 | Antevisão

0 comentários

Depois de muita discussão à volta da inexistência de equilíbrio nos últimos jogos, eis que chega mais uma emocionante quinta-feira. Apesar de ter havido muitas sugestões de reformulação das equipas, a verdade é que esta semana evidencia mais uma vez a falta de jogadores regulares, pelo que as equipas em exibição serão remendadas, novamente.

O Mantorras vai faltar, pelo que o Ivo vai substituí-lo uma vez mais, tornando-se assim um elemento cada vez mais efectivo na nossa actividade, tendo ainda em vista uma futura possibilidade do mesmo substituir o Balta no próximo mês. O Hélio, devido a problemas de saúde, não poderá, infelizmente, jogar mais connosco, pelo que o jogo da semana passada foi o seu último. A substituí-lo volta o Balta.

Na ganhadora equipa Omega é que as coisas podem começar hoje a complicar. Foi decidido que a mesma iria ficar sem o seu cérebro, Vasco, sendo o mesmo substituído pelo Pinto, antigo e saudoso jogador desta nossa actividade.

Vai ser determinante verificar, hoje, como vão as duas equipas reagir. Por um lado temos uma equipa habituada a ganhar mas desprovida do seu elemento fundamental de campo, o que arrasta também consigo a falta de entrosamento com o novo colega. Em relação à equipa Alpha, para além da sempre desvantagem do guarda-redes móvel, confirma-se, teoricamente, um melhoramento na sua força a todos os níveis, com a mesma a ficar muito semelhante à lendária Outros Team, que tanto pânico causou à TCD Team.

Equipas:
Alpha Team - Tinoco, Ivo, Vasco, Suarez de la Costada, Balta
Omega Team - Pudim, Astlik, The Master, Pinto, ZeroZeroPeras

TCD!

domingo, janeiro 24, 2010

21-1-2010 | Alpha Team - 8, Omega Team - 15 | Omegas controlam mais um jogo, agora com provas

57 comentários

A equipa Omega ganhou sem discussão mais um jogo escaldante. Com todos os jogadores a sofrerem da pressão de jogarem sob a câmara atenta de Darknight, ambas as equipas demonstraram uma motivação extra, que no entanto acabou por dar lugar ao resultado do costume.

Antes de começar a análise propriamente dita, fica apenas uma pequena nota: dado que nesta semana existem vídeos que falam mais do que palavras, o comentário textual ao jogo irá ser mais sucinto.

O jogo começou com 5 minutos de atraso, e com uma alegria clara de jogar um bom futebol para mais tarde recordar e mostrar a todo o mundo. A equipa Omega começou logo ao ataque, mais uma vez, com quatro golos sem resposta. Desta vez a equipa Alpha jogou com um guarda-redes rotativo, o que tornou as coisas um pouco mais fáceis, aspecto verificado logo no primeiro golo. Tratou-se de um jogo extremamente aberto a meio-campo, com jogadas de perigo para um lado a mudar, numa questão de milésimos de segundo, para lances flagrantes do lado oposto. Foi um jogo em que claramente os guarda-redes fizeram a diferença, como se pode verificar pela enorme quantidade de lances defendidos pelo Pudim. No entanto, é também fácil de ver que a equipa Alpha conseguia chegar a vias de facto muitas menos vezes do que os Omegas, sendo obrigada a rematar de longe.

Depois dos quatro tentos iniciais, a equipa Alpha respondeu com dois golos que acalmaram os ânimos e fecharam o primeiro terço da partida. Porém, é a partir desta altura que o inferno é libertado pelos Omegas, com oito golos a criarem um fosso que nunca mais seria quebrado. Astlik foi preponderante nesta altura, correspondendo da melhor maneira às assistências dos companheiros e, para além disso, a desferir, de facto, bons remates por ela própria. ZeroZeroPeras fez também o seu melhor jogo no que diz respeito a golos marcados, um deles fruto de um novo estilo de finta, que The Master tentou imitar sem sucesso.

No último terço, a equipa Alpha, como aliás já vem sendo seu apanágio, voltou a equilibrar mais as contas, com Mantorras e Ivo a marcarem os principais golos. O jogo terminou exactamente numa fase em que a equipa Omega voltava a estar melhor na partida, voltando a compensar alguns dos golos sofridos.

Para terminar, fica mais um jogo desequilibrado, face sobretudo à diferença dos guarda-redes e à confiança e entrosamento crescentes que a equipa Omega apresenta em cada semana que passa. Darknight, que esteve presente neste jogo, é um elemento absolutamente necessário para que o equilíbrio volte a reinar.

Highlights:



TCD!

quinta-feira, janeiro 21, 2010

21-1-2010 | Antevisão

0 comentários

Esta semana temos mais algumas novidades.

O Suarez de la Costada e Mantorras voltam, ao passo que o Balta sai. Desta forma, o Ivo mantém-se na equipa Alpha para suprir a ausência do mesmo. A equipa vai tentar, apesar de nova reformulação profunda, parar a senda vitoriosa da equipa Omega.

Do outro lado, tudo se mantém, com algumas curiosidades. ZeroZeroPeras encontra-se fatigado por uma nova actividade física que começou a desenvolver, pelo que, neste período de adaptação, poderá sentir dificuldades a acompanhar os colegas. The Master não vai jogar com a camisola do seu ídolo, Rooney, o que poderá deitar por terra a estrelinha que o tem acompanhado nos últimos jogos.

Para terminar, talvez o mais emocionante: Rúben volta para documentar mais um jogo intenso, dotando o blog de mais visitas dos quatro cantos do mundo!

Equipas:
Alpha Team - Tinoco, Ivo, Mantorras, Suarez de la Costada, Hélio
Omega Team - Pudim, Astlik, The Master, Vasco, ZeroZeroPeras

TCD!



sexta-feira, janeiro 15, 2010

14-1-2010 | Alpha Team - 7, Omega Team - 10 | Omegas ganham com mestria

2 comentários

A equipa Omega deu mais uma vez uma excelente réplica de futsal, ao vencer, mais uma vez, uma equipa teoricamente mais forte, de forma inequívoca. Apesar desta vitória ter sido menor e muito mais justificada do que a da semana passada (como se vai ver de seguida), o controlo e eficácia da equipa na maior parte da partida foram suficientes para vencer mais um jogo.

Mais uma vez, o jogo começou com 10 minutos de atraso. Dado que a equipa Alpha tem terminado os jogos em alta, seria interessante jogar a hora inteira para verificar se os Omegas conseguem manter a vantagem durante mais tempo ou se os Alphas conseguem aproveitar ainda melhor o tempo extra. O jogo começou, tal como na semana passada, com um ascendente Omega, nesta semana ainda mais acrescido pela ausência do Mantorras, que dá mais consistência defensiva à sua equipa. Tinoco guardou a baliza Alpha, mas ainda assim os golos não demoraram a aparecer, uns com mais mérito e sorte que outros. Ainda copiando o que se sucedeu na semana passada, o jogo teve um resultado bastante desequilibrado a meio da partida.

A equipa Alpha não conseguia manter rigor defensivo, e as mesmas ocasiões de perigo do passado voltaram a acontecer, com a equipa Omega a ter uma boa eficácia ofensiva, quando esta não era destruída pelas boas defesas do Tinoco. Todos os Omegas estiveram em destaque, com Pudim e os restantes elementos a servir The Master na perfeição. Em relação ao aspecto ofensivo dos Alphas, a equipa de Balta e companhia também tiveram alguma falta de sorte, com vários lances falhados ou defendidos de forma exímia pelo Pudim.

Na recta final da partida, a equipa Omega tornou a cometer o mesmo erro da semana passada: acomodou-se ao resultado e ficou partida nos seus elementos ofensivos e defensivos. Com esta situação desfavorável, foi logicamente a equipa Alpha a aproveitar, marcando 5 golos de rajada que colocaram os Omegas em sentido. A equipa de Vasco voltou a recuperar as linhas, e, marcando mais dois golos, esperou controladamente pelo final da partida.

O jogo desta semana é facilmente justificado por variados factores, a começar pela distinta equipa Alpha que entrou em campo. Os jogadores não ligaram completamente, tendo até transparecido alguma tensão, o que também foi ajudado pela má eficácia. Para além disso, alguns golos Omega, é preciso dizer, remetem para uma boa dose de sorte. Se por um lado a equipa Omega começa a vangloriar-se por passar obstáculos incríveis semana a semana, a verdade é que o equilíbrio está perigosamente a demorar a aparecer.

TCD!



quinta-feira, janeiro 14, 2010

14-1-2010 | Antevisão

0 comentários

Mais uma quinta-feira de mudanças.

Depois de na semana passada o Hélio ter faltado, esta semana reserva-nos não uma, mas sim duas alterações na equipa Alpha, por intermédio da indisponibilidade do Suarez de la Costada e do Mantorras. Os elementos substitutos serão o Xibu, que jogou connosco à longos meses, e Ivo, que da última vez que participou na nossa actividade marcou nada mais nada menos que sete golos.

São elementos interessantes, sem dúvida, mas é preciso também ter em conta que Mantorras é a voz de comando de uma equipa que pretende agora voltar às vitórias. Se todos os elementos ligarem bem, teremos, com certeza, um grande jogo.

Do lado Omega... destaque para o The Master, que irá estrear as suas novas Reebok FX450.

Equipas:
Alpha Team - Tinoco, Ivo, Xibu, Balta, Hélio
Omega Team - Pudim, Astlik, The Master, Vasco, ZeroZeroPeras

TCD!

sábado, janeiro 09, 2010

7-1-2010 | Alpha Team - 5, Omega Team - 11 | Alphas comeram doces a mais e Omegas não facilitam

3 comentários

O ano de 2010 começou da mesma forma como terminou o anterior: com um novo elemento da equipa Omega a determinar a sorte da sua equipa, desta forma de maneira diferente. Enquanto que no último jogo foi a boa qualidade do substituto a fazer a diferença na frente do terreno, neste jogo foi a inexperiência do novo jogador na baliza que tornou as coisas mais fáceis para a equipa Omega.

Mas vamos à análise.

O jogo começou com 10 minutos de atraso, mas tratou-se de um tempo necessário para os jogadores aquecessem, dada a baixa temperatura que se fez sentir no campo e que também pode ter afectado alguns jogadores, nomeadamente aqueles com lareira ou aquecimento central em casa. O jogo começou de uma forma diferente dos outros jogos, em que o equilíbrio reinou. Neste jogo, a equipa Omega entrou com bastante força, tendo tido um facto curioso que foram os primeiros cinco golos terem sido marcados por cinco jogadores diferentes, mostrando desta forma a importância partilhada de todo o plantel Omega. Durante este período, a equipa Alpha apenas conseguiu violar a baliza de Pudim uma vez.

A meio da partida, o gás não abrandou para a equipa comandada por Pudim. E desta vez esse comando tornou-se efectivo ainda por razões mais importantes. Além de ter marcado um golo e de ter criado outras oportunidades, foi a sua visão e precisão de passe que transformaram uma bola nas mãos dele em oportunidades de golo flagrantes, geralmente concretizadas pelo The Master. De facto, não foi Pudim a acertar melhor no passe, mas sim o mestre a acertar melhor nas redes adversárias. Nesta altura o jogo teve contornos de capote, com, pelo menos, 8-1 como resultado.

O último terço da partida foi da equipa Alpha. Desdenhando a sua resposta tarde demais, ainda assim a equipa foi capaz de reduzir a desvantagem marcando 3 ou 4 golos em rápida sucessão, tornando o resultado muito mais justo. É também verdade, e falo principalmente por mim nesta altura, que a equipa Omega se acomodou ao resultado que já se adivinhava seguro a vários minutos do fim.

Em suma, o resultado pode ser justificado por uma grande eficácia Omega, que capitalizou vários lances em que conseguiu colocar elementos isolados na frente. Neste aspecto, os jogadores Alpha não podem sair impunes, pois claramente esta situação aconteceu por sua culpa. Outro motivo que pode ajudar a justificar esta derrota foi também a apatia defensiva do novo elemento Alpha, que claramente não se sentia muito habituado com a bola nas mãos. Talvez tivesse sido uma melhor ajuda na frente, até porque nas vezes em que se aventurou nessa zona causou perigo. Em relação à má eficácia ofensiva Alpha, os próprios admitiram que a mesma foi piorada pelo elevado número de passes errados que quebrou as suas jogadas a meio campo. Por fim, e dado que tanto temos falado bem do Suarez de la Costada, é também preciso dizer que fez um jogo muito pobre, piorando ainda mais a exibição da sua equipa.

TCD!

quinta-feira, janeiro 07, 2010

7-1-2010 | Antevisão

1 comentários

Bem-vindos a 2010!

A nossa actividade está quase a fazer um ano de existência, e é claramente visível a evolução que todos os jogadores têm evidenciado desde o primeiro dia. Este ano, e para não variar, os objectivos principais são manter o equilíbrio que tem sido conseguido nos últimos jogos, e continuar a resolver as situações negativas que acontecem quase todas as semanas.

Esta quinta-feira, não é excepção. O Hélio está doente e vai ser substituído pelo irmão do Mantorras, Pedro, que apontou exibições interessantes nos jogos em que alinhou. Desta forma, e um pouco tal como aconteceu no último jogo, será a qualidade deste elemento a determinar um pouco do resultado do jogo.

Outro factor óbvio que vai estar presente no jogo de hoje é a fadiga de que alguns elementos (tal como eu e o ZeroZeroPeras) podem padecer, dada a pausa das festas. A equipa Alpha conta com um número elevado de jogadores que também jogam ao domingo e à terça, pelo que podem levar uma ligeira vantagem.

As equipas de hoje serão então as seguintes:
Alpha Team - Tinoco, Pedro, Mantorras, Balta, Suarez de la Costada
Omega Team - Pudim, Astlik, The Master, Vasco, ZeroZeroPeras

TCD!