sexta-feira, julho 09, 2010

9-7-2010 | Alpha Team - 6, Omega Team - 4 | Pré-época começa com muita velocidade Alpha


O início da pré-época foi bastante interessante, com muitos elementos de destaque, a maioria advindo do facto do recinto ter sido diferente do habitual. Foi um jogo bastante equilibrado, com mais espectáculo do que o resultado pode transparecer e em que a equipa que chegou mais cedo à vantagem conseguiu vencer fruto de uma boa gestão do jogo.

Equipas:
Alpha - Tinoco, Mantorras, Suarez de la Costada, Madgatsu e Pára
Omega - TheDarknight, The Master, ZeroZeroPeras, Astlik e "Jorge" (grande nome)

Vamos começar pelos aspectos pré-jogo. A partida decorreu num campo substancialmente maior (cerca de 50%) do que aquilo a que estamos habituados, tal é que costuma ser preenchido com 12 ou 14 jogadores. Era, portanto, uma excelente oportunidade para os extremos e / ou velocistas das equipas mostrarem o seu valor, para assim serem escolhidos pelo treinador para a próxima época. Em relação às equipas, houve vários comentários relativos a um eventual desnível entre ambas, mas o jogo acabou por ser saudável em relação ao exigido equilíbrio. Para além disso, tínhamos de volta dois guarda-redes, o que certamente ia transformar os números da partida, em relação aos daqueles dos dois últimos jogos.

O teor do jogo não sofreu grandes modificações nas diferentes fases do mesmo. Tal como é previsível, o espaço era muito, pelo que houve lugar a grandes desmarcações, grandes corridas e também mais perigo em cada jogada, dado que havia mais espaço para recuar aquando dos contra-ataques. No início da partida, destaque para um golo galáctico de Tinoco, de baliza a baliza, e de um falhanço não menos aparatoso, depois de uma grande jogada, de The Master.

Todos os jogadores estiveram bastante bem, mas penso que houve algumas diferenças entre os estilos das duas equipas. A equipa vencedora apostou mais em contra-ataque (também porque pôde), com Madgatsu a estar em bom destaque na posição de extremo, devidamente apoiado por Mantorras e Pára. A equipa teve também sorte na execução de alguns golos, ou pelo menos menos brilhantismo a nível geral que a outra equipa. Os golos foram maioritariamente apontados na primeira metade da partida, sendo que depois disso a equipa ficou ainda mais em estado de controlo e gestão da partida, bloqueando o ênfase mais ofensivo dos Omegas.

Do lado Omega, houve mais criatividade. Jorge e The Master desempenharam as tarefas não oficiais de organizadores de jogo, tendo desenvolvido, juntamente com Ivo e Astlik, bonitas jogadas. Apesar da equipa ter atacado mais (porque os Alphas tinham mais "perdedores de bolas"), a verdade é que o grande problema Omega esteve no insucesso da concretização, um aspecto intimamente ligado a alguma falta de sorte, com mais de uma mão cheia de bolas nos ferros.

O final da partida apareceu cedo demais no que diz respeito ao jogo jogado (50 minutos), mas também foi um alívio físico, dado que a partida foi mais exigente. Foi um excelente teste em condições substancialmente diferentes, o algoritmo resultou e os guarda-redes voltaram. Ainda assim, é com alguma certeza que afirmo que a próxima semana aguarda ainda mais surpresas.

PS - A água estava totally awesome.

TCD!

4 comentários:

  1. Boas!
    Foi o primeiro jogo que fizemos num campo com as dimensões oficiais e notou-se alguma falta de adaptação de alguns elementos, mas o jogo correu bem e foi equilibrado. A equipa Omega começou melhor mas com o tempo a equipa Alpha superiorizou-me, principalmente por intermédio de contra-ataques mortíferos, a aproveitar a lentidão dos defesas Omega. De salientar que a equipa Omega falhou muitos golos, por azar e falta de perícia.
    Aqui fica o que eu achei da exibição de cada um.

    Alpha Team:
    Costa - Jogou a guarda-redes e cumpriu, com defesas importantes e lançamentos rápidos para os contra-ataques. Também apoiou o ataque subindo no terreno, e mostrou os seus atributos de goleador ao marcar 2 golos (ainda que um tenha sido considerado auto-golo).
    Mantorras - Chegou atrasado mas foi um grande reforço para a equipa. Organizou o jogo e combinou bastante bem com os companheiros. Marcou dois golos e fez uma assistência, revelando-se assim o melhor jogador da equipa.
    Soares - Acusou muito cedo o desgaste físico e passou a ocupar somente áreas mais avançadas. Deu-se bem com o espaço dado pela equipa adversária, ficando sozinho muitas vezes, e conseguindo vários cruzamentos para os colegas. Defensivamente ajudou pouco.
    Pára - Só começou a jogar em condições quando chegou o Mantorras, com o qual combinou bastante bem. Não marcou nenhum golo, mas efectuou duas assistências, ambas para o "capitão". Também ajudou defensivamente com pressão ofensiva e marcação aos adversários.
    Madgatsu - Mais um jogador que acusou o desgaste, e passou então a jogar só na metade ofensiva do terreno. Efectuou ainda assim várias corridas, aproveitando a sua velocidade. Marcou os últimos dois golos da equipa, tendo um deles sido duvidoso (disseram que ajudou com o braço, falta a filmagem para se tirar as dúvidas :D). Defensivamente também pouco ajudou, pelas razões já apontadas (recuou pouco).

    ResponderEliminar
  2. Omega Team:
    TheDarknight - Fez uma boa exibição, com defesas muito importantes e a sair bem aos adversários que apareciam isolados. Infelizmente num lance tentou subir para apoiar a equipa e acabou por sofrer um golo de baliza a baliza, embora o mérito tenha sido todo do Costa. Ajudou também a equipa a organizar-se defensivamente e incentivou os colegas ao longo do jogo.
    Astlik - Foi talvez o único elemento que não acusou desgaste físico. Movimentou-se bastante, esticando o jogo e criando linhas de passe, mas muitas vezes não lhe passaram a bola. Das oportunidades que teve, marcou um golo e nas outras o Costa opôs-se bem. Fez também uma assistência e recuou algumas vezes, ajudando na defesa.
    TheMaster - Foi dos principais elementos ofensivos da equipa, transportando a bola desde a defesa para o ataque. Combinou bastante bem com o Jorge e com a Astlik (fez duas assistências, uma para cada), mas cismou em ser o legado de Madgatsu, ao falhar praí uma mão cheia de golos, um deles escandaloso e com várias bolas ao ferro. Ainda assim marcou um golo. Defensivamente pareceu um pouco perdido em alguns momentos, ao deixar os adversários sozinhos.
    Jorge - Como já referido, combinou principalmente com o TheMaster, criando jogadas bonitas e na maioria desperdiçadas, como também já foi referido. Mostrou uma boa adaptação ao terreno, conseguindo criar perigo quando dispôs de mais espaço. Marcou um golo a passe de TheMaster e retribuiu com uma assistência. Também ajudou os adversários ao desviar um remate do Costa para a baliza (acontece...). Acusou também o desgaste físico.
    ZeroZeroPeras - Comecei mais tarde, pois esperei pelo Mantorras e comecei mal, ao dar mão que originou o livre do primeiro golo Alpha, redimi-me ao marcar logo a seguir a passe da Astlik, voltei a estar mal ao entregar a bola ao Pára no 1º golo do Mantorras, e voltei a redimir-me ao longo do jogo com alguns cortes importantes. Em suma, foi uma exibição razoavelzinha, num dia em que não dei o máximo para não prejudicar a lesão ainda não totalmente debelada.

    Cumprimentos e até para a semana!

    ResponderEliminar
  3. Acho que o jogo foi novamente equilibrado no marcador, mas não verdadeiramente no jogo (tal como na semana passada) :P Desta vez, o azar foi todo para a equipa Omega, que de uma maneira ou outra desperdiçou demasiadas oportunidades que lhe custaram o jogo.

    Em análise pessoal, penso que tenho vindo a melhorar em termos de combinação com os outros jogadores e a fazer assistências :P E também (pelo menos neste jogo), enquanto o Mantorras não chegou, estive bastante bem na zona defensiva. Quando o Mantorras chegou e tivemos mais um elemento, aí tentei subir e dar proveito á minha velocidade, apoiando-me nos passes de desmarcação dos meus colegas. Obviamente isso causou maior desgaste e fez com que não tivesse pernas para defender mais...

    Até á proxima!

    PS: Não houve mão nenhuma! ;)

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    Acho que realmente foi um bom jogo, onde se notou, principalmente, a falta de rotinas para este tipo de recintos desportivos.
    E a falta de frescura física, aquando do aproximar do fim do jogo.
    Acho que o equilíbrio foi dominante, com jogadas de perigo em ambas as balizas. O resultado, na minha opinião, deveu-se a algum desacerto ofensivo dos Omegas e a uma exibição inspirada do Costa, que defendeu muito bem.
    A nível pessoal, acho que podia ter feito mais alguma coisa em 2 ou 3 golos...

    Cumpz para todos

    PS: Grande golo Costa!!! :)

    ResponderEliminar