terça-feira, junho 01, 2010

27-5-2010 | Alpha Team - 4, Omega Team - 6 | Reforços mostram o que valem...


Esta é uma análise cujo texto original foi redigido pelo TheDarknight, posteriormente validado pelo The Master.

O jogo da passada quinta-feira ficou profundamente marcado pela exibição de três reforços de última hora que dominaram grande parte do marcador. Foi também mais um jogo onde reinou o equilíbrio entre as duas equipas, mostrando que o algoritmo continua a provar a sua eficácia.

Equipas:
Alpha Team - TheDarknight, Tinoco, Pinto, Jorge e Bruno Canizes
Omega Team - Pudim, Astlik, Mantorras, ZeroZeroPeras, Tavares e André

Os reforços apresentados estão directamente relacionados com as ausências de The Master, Balta e Suarez de la Costada, bem como da lesão de Ivo. Apesar das novidades, os caloiros puderam oferecer a sua auto-avaliação para o algoritmo, o que mais uma vez resultou num jogo conseguido a esse nível. Mais uma vez a partida começou com um atraso circunstancial, em virtude da vida profissional atarefada de alguns dos nossos ilustres jogadores. Quando o atraso já se estava a tornar numa catástrofe temporal, decidimos recorrer ao André, jogador de recurso que costuma ser espectador assíduo dos nossos jogos.

Ao contrário dos jogos anteriores, a superioridade inicial da equipa Alpha não se traduziu em golos, pois apesar de a equipa Omega sentir falta de um jogador que conseguisse fazer, eficazmente, as transições defesa / ataque, a nível defensivo esteve irrepreensível. Com a chegada do Mantorras, tudo mudou: o jogo passou a ser disputado de forma muito mais equilibrada, com destaque para as jogadas de belo efeito que foram resultando em golos, para ambas as partes. Como prova desta afirmação, podemos verificar a evolução do marcador, graças à spreadsheet inovadora do nosso amigo ZeroZeroPeras:

1-0
1-2
3-2
3-3
4-3
4-6

As oportunidades foram-se sucedendo a bom ritmo, sendo que aquelas falhadas deveram-se aos postes (o Mantorras parecia estar especialmente inclinado para este fim) ou ás defesas dos dois guarda-redes. À medida que o fim do tempo regulamentar se aproximava, começava a notar-se a falta de rotação dos reforços, pois as pernas "começavam a faltar". O jogo terminou com a luta pela posse de bola a decorrer no meio-campo e com o cansaço a ser notório na maioria dos jogadores.

Para terminar, queria deixar uma nova palavra de destaque para os reforços, pois fizeram uma exibição bastante boa: recheada de golos (o total combinado dos reforços perfaz 7 golos: Jorge (2), Bruno Canizes (2), Carlos Tavares (2) e André (1)), passes / toques técnicos de dificuldade elevada e finalmente uma raça visível em cada corte e disputa de bola. Talvez pela vontade de mostrar serviço, também se perderam em algumas jogadas individuais inconsequentes, ao mesmo tempo que eram algo individualistas, o que justifica o marcador nulo de jogadores que habitualmente marcam, como Tinoco e Astlik.

TCD!

1 comentário:

  1. Viva!
    Foi um jogo equilibrado, em que a equipa Omega conseguiu ser mais feliz, graças eficácia defensiva e ofensiva, aliado a alguns desperdícios Alpha...
    Deixo aqui o meu comentário à exibição de cada um.

    Alpha Team:
    TheDarknight - Grande exibição, com enormes defesas, não foi por ele que a equipa perdeu. Aliás, muito se deve a ele não ter sofrido mais. Tentou também lançar os ataques rápidos da equipa.
    Costa - Começou com dois desperdícios nada habituais, dentro de área, a enviar a bola por cima. Durante o resto do encontro dispôs de poucas oportunidades, e todas elas foram de longe, tendo ficado em branco pela primeira vez desde que voltou a jogar à frente.
    Pinto - Jogou mais atrás, a organizar jogo e a tentar organizar a equipa defensivamente. Ainda assim deu bastantes contributos ao ataque, com bastante perigo. Não marcou mas deu a marcar.
    Jorge - Um reforço, a jogar pela primeira vez connosco, mostrou bom toque de bola e eficácia na hora de rematar à baliza, tendo conseguido facturar por duas vezes.
    Bruno Canizes - Outro reforço, também a jogar pela primeira vez. Mostrou garra e vontade de marcar golos, onde rematou várias vezes tendo inclusive marcado por duas vezes (uma delas de penalti).

    Omega Team:
    Pudim - Esteve seguro, muito bem a segurar a vantagem da equipa e a organizar a defesa. Comprometeu apenas num ou noutro lance, mas compensou com a ajuda ao ataque, tendo marcado 1 golo e feito 2 assistências
    Astlik - Bastante desapoiada no ataque, não conseguiu marcar embora tenha tido uma ou duas oportunidades no início do jogo. A bola pouco lhe chegou graças a algum individualismo dos colegas, mas fez uma assistência para golo.
    Mantorras - Chegou atrasado mas a tempo de dar o seu contributo com 2 golos e duas assistências. Ainda enviou a bola aos postes, mostrando estar em forma. Defensivamente teve alguns erros e desentendimentos com o Pudim, mas teve uma prestação positiva.
    Carlos Tavares - Voltou a jogar connosco passado quase um ano e mostrou uma grande vontade de mostrar serviço. Marcou e assistiu, mas optou mais pelos lances individuais. Defensivamente foi muito importante, com cortes muito bons. Pena ter acusado o desgaste físico.
    André - Jogou alguns minutos enquanto o Mantorras não chegava e também quando o Tavares esteve a descansar. Mostrou bom toque de bola e qualidade. Deixou o seu nome na folha de marcadores ao marcar 1 golo.
    ZeroZeroPeras - Estive mais recuado, onde fiz uma boa exibição, apenas manchada com um ou outro erro (penalti...). No ataque tentei dar o meu contributo mas sem grandes resultados, pois o TheDarknight opôs-se bem.

    Cumprimentos a todos!

    ResponderEliminar