quinta-feira, outubro 29, 2009

29-10-2009 | Antevisão

0 comentários

São tempos de sol. Como há muito tempo não acontecia, parece que finalmente chegou a semana em que os dez eleitos foram considerados como tal com bastante tempo de antecedência, e não se vislumbra qualquer problema que possa deitar por terra um jogo com início a horas ou a falta de algum elemento.

Tal como já foi dito, o Balta é agora presença assídua nos nossos jogos, que vão contar também com outra nova adição: o Hélio. Estes jogadores, nos quais depositamos a nossa confiança, deverão colmatar todas as incertezas e inseguranças que se sentiam nos últimos jogos quando alguém faltava, com ou sem aviso antecipado.

Para compensar o desequilíbrio da semana passada, o Pudim vai agora mover-se para a equipa Omega, enquanto que a Astlik regressa, substituindo o Ivo.

Alpha Team - The Master, Vasco, Hélio, Tinoco e Suarez de la Costada
Omega Team - ZeroZeroPeras, Mantorras, Balta, Pudim e Astlik

TCD!

sábado, outubro 24, 2009

22-10-2009 | Alpha Team - 11, Omega Team - 5 | Alphas não perdoam equipas desiquilibradas

5 comentários

Sejamos francos. Estava-se mesmo a ver.

A menos que o Filas regressasse com uma super forma e o Balta se revelasse um jogador extraordinário, a verdade é que a mistura Alpha + Pudim não tem, actualmente, qualquer adversário à altura. E é muito interessante verificar que os seus jogadores constituintes não incluem aqueles que foram durante muitas semanas, consensualmente, os melhores jogadores do campeonato, tal como o Fiat e o Mantorras. Os seus jogadores constituintes são uma equipa.

As equipas foram as mesmas apresentadas pela antevisão:
Alpha Team - The Master, Vasco, Pudim, Tinoco e Suarez de la Costada
Omega Team - ZeroZeroPeras, Ivo, Mantorras, Balta e Filas

Como nota positiva, deixo aqui um realce para a inexistência de surpresas no que diz respeito às equipas planeadas em relação ás equipas efectivas, o que significa também que todos os jogadores compareceram. E ainda mais, a horas.

O jogo começou de forma tranquila, mas cedo se viu que a equipa Alpha estava a começar a dominar o centro do terreno e dessa forma o jogo na sua globalidade. Não tardaram a surgir variadas oportunidades, personificadas pelo Suarez e pelo The Master, no início. No entanto, quem fez despoletar a diferença entre as duas equipas foi Tinoco, com uma taxa de eficácia muito alta de concretização, devidamente assistido na perfeição por Vasco e The Master.

Com isto tudo, não quero dizer que o jogo da equipa Omega era inexistente. De facto, o jogo permaneceu aberto durante toda a sua duração, e ambas as equipas tiveram espaço para respirar e delinear boas jogadas. Em relação aos novos jogadores, destaco o Balta, que se assume como verdadeiro jogador de equipa, ao passo que o Filas teve uma reentrada menos fulgurante. O problema da equipa Omega residiu essencialmente na falta de concretização que evidenciaram, uma situação logicamente piorada pela boa defesa Alpha e, quando isso não era suficiente, por mais uma excelente exibição do Pudim. Ainda assim, a equipa Omega teve o seu próprio momento de controlo do jogo, e marcou uma série de golos seguidos que aproximaram perigosamente o resultado do empate.

Na parte final do jogo, a partida voltou a pausar e a ser favorável à equipa Alpha, que aproveitou para ampliar mais o resultado. Como última nota positiva, é imperativo que se destaque a evolução do Suarez de la Costada nas últimas semanas. O patinho feio do nosso campeonato tornou-se num bem útil a qualquer equipa, evidenciando capacidade para finalizar, bloquear adversários e pressionar.

Como conclusão, fica a ideia de que, na próxima semana, será necessário, pelo menos, voltar a trocar de guarda-redes. O resto fica dependente da qualidade teórica que os jogadores sempre diferentes da equipa Omega apresentarem na próxima semana.

TCD!





quinta-feira, outubro 22, 2009

22-10-2009 | Antevisão

2 comentários

São tempos negros. A cada semana que passa, a dificuldade em obter os elementos necessários e suficientes que justifiquem um jogo equilibrado aumentam a olhos vistos. Esta semana foi preciso recorrer, uma vez mais, a "novos" jogadores para obter o que parece ser, a esta altura, um jogo interessante.

Esta semana, tal como já tínhamos falado, começa a era de jogos sem o Mosca, que tem caracterizado os últimos encontros, ao mesmo tempo que a Astlik nos deixa também esta semana sem ela, depois de ter feito uma excelente exibição no jogo passado. Para contemplar essas saídas, assinalamos o regresso do Filas (desde há muito tempo) e do Ivo, que jogou há apenas dois jogos. Acolhemos também a vinda do Balta, que esperamos que se insira bem no ambiente infernal que vai encontrar.

As equipas vão apresentar, por um lado, a clássica equipa Alpha + Pudim, ao passo que a equipa Omega vai ter a árdua tarefa de fazer jogar uma equipa mais desconhecida entre si.

Alpha Team - The Master, Vasco, Pudim, Tinoco e Suarez de la Costada
Omega Team - ZeroZeroPeras, Ivo, Mantorras, Balta e Filas

TCD!



sábado, outubro 17, 2009

15-10-2009 | Alpha Team - 12, Omega Team - 11 | Emoção do primeiro ao último minuto

4 comentários

Cancro. Pérola. Fundamentalismo.
São tudo palavras do dicionário. Mas não é por isso que estamos aqui hoje.

O jogo da última quinta-feira foi e não foi aquilo que se esperava dele. Mas vamos por partes.

O início era negro. Éramos oito jogadores e já tínhamos gasto 15 minutos de jogo, mas o principal problema era mesmo decidirmos quais seriam as equipas equilibradas que se podiam fazer. Já é difícil fazê-lo com dez: é ainda mais com oito. Mas eis que, por entre a neblina que se fazia àquela hora, chega um Skoda Fabia encarnado, e não vermelho, conduzido pelo Mantorras. A partir desse momento, decidimos apostar tudo por tudo na melhor equipa que conseguíssemos construir e, cinco minutos depois, estávamos a jogar.

As equipas tanto pensadas acabaram por ser as seguintes:
Alpha Team - The Master, Vasco, Pudim e Mosca
Omega Team - ZeroZeroPeras, Astlik, Mantorras, Tinoco e Suarez de la Costada

Até agora, nada de propriamente positivo. A consciência colectiva determinava que a equipa Alpha, mesmo com menos um jogador, detinha um maior dever de ganhar. Mas não foi bem assim o que se sucedeu. A equipa Omega surpreendeu como nunca antes uma equipa tinha surpreendido. Aproveitando a superioridade numérica e também o desleixo que acaba sempre por existir face a jogadores menos cotados, a verdade é que a equipa Omega começou o jogo de forma poderosa, ao mesmo tempo que a equipa Alpha também falhou muitos golos nessa parte do jogo. Depois de numa primeira fase ter estado mesmo à frente do marcador, os Alphas lá começaram a marcar, através de uma exibição agradável do trio MVM, e conseguiram a vantagem tangencial quando o marcador chegou à meia dúzia de golos.

A partir daqui a tendência do marcador não se iria alterar mais, mas a verdade é que a equipa Omega foi sempre um digno opositor durante os 40 minutos de jogo. Relembre-se também que jogaram com o Tinoco, com o Suarez de la Costada e sem guarda-redes, elementos não tradicionais no seu modelo de jogo, o que aumenta ainda mais o mérito que se lhe é atribuído. Para além do Tinoco e do Mantorras, dois monstros de golos do nosso campeonato, todos os outros elementos estiveram à altura. ZeroZeroPeras marcou um golo e foi a minha sombra a maior parte do tempo. Suarez de la Costada esteve à altura do jogo e passou muito tempo na baliza inviolável. E por fim a Astlik que, oportunista como sempre, apontou nada mais nada menos do que 4 tentos.

Para resumir, e embora uma boa parte dos golos Omega tenham sido felizes de variadíssimas formas, este jogo vai inteiramente para eles, pela forma como mudaram as assumpções iniciais que todos tinham para o jogo. Mais: para mim, foi um dos jogos mais emocionantes de sempre, dado que ambas as equipas tinham as suas próprias motivações para o sucesso. Ainda assim, espera-se que na próxima semana hajam 10 jogadores, ao mesmo tempo que foi uníssono a consciência de que é necessário começar a convidar outro tipo de pessoas para compensar todos estes problemas.

TCD!

quinta-feira, outubro 15, 2009

15-10-2009 | Antevisão

1 comentários

Jesuíta. Acamado. Uzbequistão.
São tudo palavras do dicionário. Mas não é por isso que estamos aqui hoje.

E eis que surge uma nova antevisão!

Tal como foi dito na última análise, está cada vez mais difícil de fazer com que duas semanas seguidas exibam os mesmos jogadores, e hoje não é excepção. Pior que isso, corremos o risco de nem sequer termos 10 jogadores: e todos sabemos o que acontece quando é assim... Ainda assim, vamos tentar que o equilíbrio reine, tendo em consideração, nomeada e mormente, a superioridade que tem vindo a ser evidenciada pela equipa Alpha.

Nesta antevisão, não vai ser possível, de todo, formalizar qualquer tipo de esboço dos alinhamentos iniciais. Relembro a todos que o Tiago Pinto e o Fiat, dois dos grandes jogadores do nosso campeonato, não vão poder mais alinhar nos nossos jogos, o que é realmente uma grande pena.

TCD!

sábado, outubro 10, 2009

8-10-2009 | Alpha Team - 10, Omega Team - 7 | Alpha regressa a um passado tranquilo

4 comentários

Mais um jogo, mais desculpas. Embora na passada quinta-feira estivesse significativamente mais ocupado que na anterior, a verdade é que apenas demora 5 ou 10 minutos a fazer uma antevisão, uma quantidade de tempo que com mais ou menos dificuldade consegue-se sempre. Perdão.

O título deste jogo, a quem possa ser mais complicado de perceber, deve-se ao facto da vitória Alpha desta quinta-feira fazer relembrar os jogos de há algumas semanas atrás, pela pouca mas tranquila diferença de golos existente e também pelo controlo assumido em campo.

Tal como referi na semana passada, o Pudim voltou a ser um Omega, por forma a repor a debilidade defensiva que a equipa Omega naturalmente apresentou. No entanto, essa não foi a única alteração que aconteceu às equipas, devido às ausências do Fiat e do Suarez de la Costada. Ainda assim, os atletas substitutos foram de uma qualidade assinalável, o que exigiu nova reformulação dos alinhamentos iniciais:
Alpha Team - Tinoco, The Master, Vasco, Ivo e Mosca
Omega Team - Pudim, ZeroZeroPeras, Astlik, Mantorras e Tiago Pinto

O jogo começou com a já habitual nota negativa do atraso, que no passado jogo foi de 10 minutos. A equipa Alpha iniciou o jogo na mó de cima, com a saudosista diabrura do Mosca, que embora nos minutos iniciais se mostrou pouco apegado à equipa, não demorou muito a ser preponderante, tanto defensiva como ofensivamente. É lógico que estamos a falar de uma equipa que já por si é exímia na organização do jogo, e por isso mesmo o trio TMV também voltou a não desiludir.

O jogo chegou ao final do primeiro terço com uma vantagem considerável da equipa Alpha. No entanto, os seguintes minutos viram um transformar de resultado muito acentuado a favor da equipa Omega, que marcou 3 golos num curto período de tempo. Apesar de ser tentador tentar atribuir esses golos ao facto da equipa Alpha não ter um guarda-redes fixo, a verdade é que, e inclusive em relação ao jogo todo, não parece que isso tenha sido muito decisivo, o que só dá importância à boa defesa praticada pelos Alphas. Alguns golos praticados pela equipa Omega, apesar de logicamente serem merecidos, ou então o resultado seria muito penalizador, foram algo afortunados, incluindo também um absurdo auto-golo. É também de referir algo que nunca ou quase nunca aconteceu: apenas dois jogadores Omegas marcaram para a sua equipa.

Na recta final do jogo, foi a vez dos elementos mais clássicos da equipa Alpha assinarem o seu nome na ficha do jogo e aplicar a superioridade que é agora verificada no resultado. Por estes motivos, parece-me que o jogo foi similar a muitos outros que já aconteceram e que começam a definir uma linha constante do nosso campeonato: início da equipa Alpha, equilíbrio Omega, e novamente um final Alpha.

Dada esta ainda superioridade da equipa Alpha, o nosso grupo tem inclusive falado em aumentar um pouco mais a dificuldade para esse grupo. Ainda assim, a próxima semana trará mais mudanças de jogadores, o que vai fazer surgir novos desafios. Cada semana é um plano diferente, e apenas quando existirem duas semanas seguidas exactamente iguais é que se poderão fazer essas fáceis alterações.

TCD!

domingo, outubro 04, 2009

1-10-2009 | Alpha Team - 8, Omega Team - 5 | Pudim segura vantagem Alpha

1 comentários

Apresso-me a pedir desculpa por na semana passada não ter havido antevisão. Essa situação deveu-se ao facto de ter havido problemas eléctricos nas instalações onde me encontrava. Por outro lado, também é verdade que a minha vida tem passado por outras actividades para além de dormir, tais como trabalhar.

Em jeito de antevisão, e como já foi dito na semana passada, saberíamos que algo tinha de ser feito no que diz respeito ao facto de haver apenas um guarda-redes. Com efeito, nesta semana foi decidido, antes do jogo, que a equipa Alpha iria jogar com o apoio do Pudim, enquanto que o recuperador velocista Tiago ficaria na equipa Omega. Desta forma, veríamos o regresso em pleno da equipa Alpha que mais vezes actuou (trio TMV e Suarez) agora apoiados pelo Pudim: uma equipa que interessava ver como funcionava, à semelhança do que acontecia com a equipa Omega, agora sem guarda-redes fixo.

Para concluir as equipas, as decisões finais decidiram então que os alinhamentos seriam:
Alpha Team - Pudim, The Master, Suarez de la Costada, Tinoco e Vasco
Omega Team - ZeroZeroPeras, Astlik, Mantorras, Tiago e Luís Miguel

Já no campo, enfrentámos outro desafio: incluindo tempos de treino e espera por companheiros, o jogo começou com quase quinze minutos de atraso, e a equipa Omega não via sinais do Tiago Pinto. Desta forma, o Suarez passou para a equipa Omega e o jogo começou assim desequilibrado tecnicamente, mas não conceptualmente, como todos sabemos.

A verdade é que essa situação, que se pensa sempre ser temporária, durou os minutos suficientes para que tivessem havido bastantes golos aquando do seu término. Em mais ou menos 15 minutos, a equipa Alpha foi directa ao assunto e começou o jogo em alta, com o trio TMV a voltar a ter o entrosamento demonstrado em jogos passados. Na equipa Omega, era Suarez quem mais surpreendia, dando seguimento ao excelente jogo da semana passada. O resultado no final do período de "handicap" era de 5-2.

Com a chegada do Tiago Pinto, o jogo ficou mais calmo, para além de equilibrado, como é lógico. A equipa Omega começou a praticar um futebol mais ofensivo que estava retido devido ás circunstâncias e a equipa Alpha viu-se pouco fresca para acompanhar esta mudança de ritmo, ao mesmo tempo que confiava no resultado atingido na primeira parte da partida. Foi nesta altura que surgiu o melhor jogador da partida, o Pudim, que com várias defesas, e de vários feitios, permitiu à equipa Alpha manter a segurança defensiva.

Para terminar, fica um jogo que comprova mais uma vez a diferença que faz ter ou não um guarda-redes fixo, ainda para mais quando esse guarda-redes joga destacadamente. No próximo jogo, caso ainda não tenhamos o Daniel e seja preciso distribuir novamente o Pudim, é com justiça que ele irá provavelmente para a equipa Omega, e irá evitar, com sucesso, jogar com o Suarez de la Costada.