sexta-feira, julho 31, 2009

30-7-2009 | Alpha Team - 9, Omega Team - 6 | Final de temporada confirma superioridade Alpha

2 comentários

O jogo de ontem marcou, com muita pena nossa, o culminar de um ano repleto de emoções fortes, divergências, mas sobretudo camaradagem entre os diversos elementos que participaram nos vários jogos. O resultado foi o menos importante, num dia em que as equipas voltaram a ser constituídas com os elementos da maioria da época, depois da alteração nominal das mesmas.

Equipas:
Alpha Team - Tinoco, The Master, Darknight, Suarez de la Costada e Vasco
Omega Team - Pudim, ZeroZeroPeras, Astlik, Pinto e Mantorras

O jogo começou com um ascendente concretizador da equipa Alpha, que no final do primeiro terço da partida liderava com 3 golos de diferença (5-2). Em relação à jogabilidade que se apresentou em terreno, a equipa Omega errava vários passes, ao passo que a equipa Alpha teve, e isto relativamente ao jogo todo, uma atitude defensa impecável, como à muito não recordo, com o Darknight a ter um papel fundamental nesse aspecto. Para além disso, o Mantorras, principal motor da equipa Omega, mostrava também sinais claros de fadiga que condicionaram a qualidade do jogo praticado, ainda que tenha mantido a condição de um dos melhores jogadores da sua equipa. No entanto, fica um destaque negativo para esse facto, e também para o facto de ter falhado o seu segundo penalti consecutivo, imitando dessa forma o nosso companheiro de profissão choramingas João Moutinho.

A meio da partida, a equipa Omega deu o tudo por tudo e, numa altura de erros de marcação da equipa Alpha, reduziu o marcador para apenas um golo de diferença. No entanto, tal como tem vindo a acontecer nos últimos tempos, o triângulo ofensivo da equipa Alpha já denominado de TMV (com maior ênfase no T e no V no jogo de ontem) voltou a mostrar as suas credenciais, colocando de novo o resultado com a diferença que iria depois caracterizar o marcador final. É sempre interessante de reparar que, sendo esse trio bastante egoísta, o jogo de equipa lá acaba por acontecer e as bolas acabam por entrar.

No que diz respeito à equipa Omega, um destaque negativo também para o facto de 7 dos 9 golos sofridos terem sido de dentro da área, com alguma desplicência para os defensores nos lances respectivos. O jogo de ontem deu também uma oportunidade final, a todos aqueles que o aspiravam (como o Tinoco), de manterem as suas posições relativamente à lista de melhores marcadores. Essa análise fica remetida para a reflexão da temporada inteira, que irá ser redigida a seu tempo...

Para terminar, e caso o próximo artigo não seja feito tão brevemente, queria desejar a todos um voto de boas férias, ou bom trabalho, ao mesmo tempo que admito ter sido um prazer perder algum do meu tempo de mestre para gerir este blog, que, com muito orgulho meu, já tem um cantinho reservado no dia-a-dia de algumas pessoas.

Obrigado a todos! (The Master deixa cair uma lágrima azul...)

TCD!

quinta-feira, julho 30, 2009

30-7-2009 | Antevisão

0 comentários

Esta semana ditará o provável final efectivo da temporada, já que as férias se avizinham em grande força. Ainda assim, sempre que possível, serão relatados eventuais encontros que possam vir a acontecer.

Por coincidência, este último jogo vai fazer regressar a maioria dos principais jogadores que estiveram presentes durante a temporada inteira.

As equipas serão as seguintes:

Alpha Team - Darknight, The Master, Tinoco, Suarez de la Costada e Vasco
Omega Team - Pudim, ZeroZeroPeras, Astlik, Pinto e Mantorras

Apenas com a ausência final do Fiat, ao qual aproveito para enviar um enorme abraço e votos de bom trabalho durante este mês, o jogo de hoje vai ser uma despedida épica e acima de tudo amigável que representa a cumplicidade que todos nutrimos uns pelos outros.

É também de notar que o Suarez de la Costada, dado que agora é Mestre, prometeu praticar um futebol mais atractivo, nomeadamente com mais golos. Esperemos também que o terreno não nos pregue mais partidas e que a temporada termina adequadamente com um resultado equilibrado, para não estragar as férias de ninguém.

Dados Meteorológicos: 23.2ºC, 59% Humidade

TCD!

domingo, julho 26, 2009

23-7-2009 | Alpha Team - 11, Omega Team - 7 | Hattrick de hattricks dá vitória Alpha

4 comentários

Peço desculpa por não ter havido antevisão, dado que utilizei esse mesmo tempo para escrever a análise da semana passada; para além disso, o dia do último jogo foi também muito importante para mim e por isso não tive oportunidade de o fazer.

O jogo desta quinta-feira trouxe muitos dos elementos que estiveram presentes na semana anterior, mas desta vez no sentido contrário. Daí o resultado ter sido similar mas com uma troca entre vencedores e derrotados.

As equipas foram as seguintes:
Alpha Team - Tinoco, The Master, Pudim, Astlik e Vasco
Omega Team - Fugi, ZeroZeroPeras, Mantorras, Ricardo e Vítor

Como é possível ver, houve algumas alterações face às equipas da semana passada. Para além do regresso do Vasco à sua equipa base e da Astlik jogar com uma equipa muito diferente da habitual, houve também a exibição peculiar do Fugi. A verdade é que uma das alterações mais importantes foi mesmo o regresso do Pudim, agora para a equipa Alpha, que deu uma consistência defensiva muito acima do habitual, principalmente se compararmos com a semana passada.

Em relação ao jogo propriamente dito, a verdade é que foi preciso esperar bastantes minutos para ver um resultado digno do normal. Durante a primeira meia hora apenas 3 golos tinham sido marcados, e o equilíbrio imperava, com ligeiro ímpeto para a equipa Alpha. A partir dessa meia hora, houve um claro decréscimo nas formas de alguns jogadores, principalmente na equipa Omega, o que causou um jogo mais claro e desequilibrado. Durante essa altura o trio TMV (Tinoco, (The) Master e Vasco) protagonizava os principais lances, dos quais se destacam dois golos do Tinoco de classe assinalável. Ao mesmo tempo, a equipa Omega também desferia os seus próprios golos, fruto de uma exibição muito esforçada do Mantorras. Desses lances ofensivos protagonizados pela equipa Omega, ficam um auto-golo e vários lances caricaturados pelo tapete do campo, do qual um deu também em golo.

Uma nota de destaque para a Astlik, que, apesar de não ter marcado golos, faz bastantes mais estragos que o Suarez, e dessa forma potencia um número maior de jogadas perigosas por parte da equipa onde quer que esteja. Para um guarda-redes, o Pudim também deve ser referenciado, dado que marcou mais do que muitos avançados marcam em muitos jogos. A existência de três hattricks no trio TMV merece também nota de destaque porque revela a partilha e sentido de cooperação que todos exibem no movimento ofensivo.

Como conclusões, fica um jogo mais equilibrado que o da semana passada; naquilo em que não o foi, foi em benefício da equipa Alpha, por forma a compensa-la do degredo que foi esse mesmo jogo, nomeadamente na questão do guarda-redes. Uma nota negativa também para o campo que causou mazelas a alguns jogadores, nomeadamente eu e o Pudim. Ainda assim, um melhor equilíbrio será atingido quando o Darknight, esse jogador lembrado com saudade, voltar à acção.

TCD!

quarta-feira, julho 22, 2009

16-7-2009 | Alpha Team - 8, Omega Team - 13 | Falta de guarda-redes causa jogo atípico

5 comentários

Tal como profetizei na antevisão, o jogo da passada quinta-feira teve contornos muito especiais, embora não necessariamente pelos referidos motivos.

Dado que o jogo foi repleto de jogadores novos, foi decidido criar, na altura, as seguinte equipas inéditas:
Alpha Team - Tinoco, The Master, Cleivan, Constantino e Suarez de la Costada
Omega Team - Vasco, ZeroZeroPeras, Mantorras, Astlik e Vítor

Como notas introdutórias, é necessário referir que o jogo apenas começou 5 minutos de atraso, o que com todo o novo contexto de jogo, é de louvar. A ausência de guarda-redes fez os mesmos rodarem nas respectivas equipas de tantos em tantos golos, mas foi um factor preponderante no resultado que iria depois acontecer, no decorrer do jogo.

Ainda assim, foi mesmo a equipa Alpha quem tomou a rédea do jogo. Através de um início de jogo com mais eficácia, Mantorras e Companhia criaram rapidamente um fosso de 2 golos que se prolongou por todo o jogo e fixou o resultado final. Em termos tácticos, o jogo foi bastante vistoso, dado que o campo era substancialmente maior o que criou mais espaço entre os jogadores. Passes longos e jogadas cruzadas dominaram o panorama da partida, na qual a equipa Alpha teve claramente mais sucesso. Ainda assim, fica a sensação, pelo menos na minha opinião, de que, pré-golo, as jogadas e combinações mais bonitas pertenceram à equipa Omega, que apresentou uma figura desastrosa em frente à baliza, principalmente no que toca a mim, The Master.

E esse facto leva-nos a um momento crucial da partida: a performance do Suarez de la Costada como guarda-redes. Apesar da, repito, enorme falta de concretização da equipa Alpha, que se deveu largamente à excelente exibição do Vasco, a verdade é que o Suarez teve um efeito oposto na nossa equipa. Os golos iam entrando a uma velocidade vertiginosa parecendo que crianças da primária teriam o mesmo resultado positivo rematando contra o nosso guarda-redes. Durante essa altura o jogo pertenceu à Astlik, que assinou mais uma exibição de luxo.

Para terminar, uma palavra especial para a óptima surpresa que foi ver e jogar lado a lado com o nosso professor Constantino, que ajudou a desenhar boas jogadas para a equipa Omega, ajudando também de forma efectiva com golos, tal como o Cleivan e o Vítor. É nosso principal desejo que no próximo jogo, que acontece já amanha, haja pelo menos um guarda-redes fixo para tentar corrigir a disparidade que houve no jogo anterior.

Continuo a pedir desculpa e a remeter a análise da temporada passada para um futuro próximo.

TCD!

quinta-feira, julho 16, 2009

17-7-2009 | Antevisão

0 comentários

Antes de mais peço desculpa por na semana passada não ter redigido uma antevisão, dado que sabia que não iria jogar e por isso não reuni informação sobre o jogo.

Esta semana, o lema é: época nova, campo novo, ou pelo menos na pré-época...

Vamos jogar num campo diferente, dado que a escola fecha o seu pavilhão no período de férias. O Vasco tratou de arranjar este novo local, que é seriamente diferente do anterior e vai provocar uma alteração das condições do jogo: tem relva sintética e é ao ar livre.

Em relação aos jogadores, prevêem-se também várias alterações, como a ausência dos nossos guarda-redes naturais, Pudim e Darknight, tal como do Pinto e do Fiat. Os substitutos foram escolhidos um pouco por todo o plantel, pelo que vai ser interessante ver a disparidade de estrelas em jogo.

Dado este contexto inovador, é de esperar que algumas pessoas cheguem atrasadas, bem como algum tempo perdido a coordenar esforços para que se criem equipas equilibradas. No entanto, esperamos que tudo corre pelo melhor e que tenhamos encontrado neste local um novo lar, ainda que temporário, para o nosso futebol fantástico.

TCD!

sábado, julho 11, 2009

9-7-2009 | Alpha Team - 12, Omega Team - 9 | Final de temporada cansativo mantém tendência...

5 comentários

E assim chegou o último jogo, da nossa época regular.
Digam todos: Ohhhhhh...

Equipas:
Alpha Team - Darknight, Tinoco, Suarez de la Costada, Vasco, Filas
Omega Team - Astlik, Mantorras, Pudim, Fiat, ZeroZeroPeras

A seguinte análise foi feita pelo Darknight.

Este jogo foi, mais uma vez, pautado pelo equilíbrio. Inicialmente começamos a jogar 4X4, devido ao atraso de um elemento para o apronto inicial. Nessa altura foi notada alguma superioridade da Alpha Team, marcando inclusive um golo. Com a chegada do 10º elemento, voltamos às formações originais e aí o equilibro voltou em força...

Foi um jogo muito disputado, com constantes jogadas de ataque, algumas delas de grande qualidade. Tendo em conta o ritmo elevado do jogo e o facto de estarmos numa fase final de época, ao longo da partida foi notório o aumento exponencial do cansaço em alguns jogadores (cansaço esse que chegou a obrigar a períodos de jogo jogados 4x4).

Também foi notório que o equilíbrio que se tem vindo a notar está a dotar os jogadores de uma competitividade extra, ou seja, os lances são mais disputados e existem mais "quezilias" na discussão de lances duvidosos (por exemplo bolas fora, faltas, golos em cima da linha, etc.). Mas tudo isto faz parte do bom futebol :) Devo referir também o "fair-play" demonstrado pelo Pudim, ao ter admitido uma mão de um seu defesa dentro da sua área, numa altura em que o jogo se encontrava com o resultado 8-7 (a favor da Alpha Team).

Por último, devo dizer que:
- O jogo podia ter pendido para qualquer uma das equipas;
- Dar uma palavra de apreço ao Sr. Mário, pela atitude correcta que sempre teve connosco;
- O jogo teve a duração de 1h15min.

Para terminar, a melhor das notícias: para a semana já vamos iniciar a nossa pré-época num centro de estágio em Arca de Água. Isso significa que apesar de eventuais férias de alguns elementos e da mudança de instalações, a nossa actividade vai continuar a espalhar magia por onde passa. Admito também a minha culpa em relação ao artigo de resumo de época que tem vindo a ser adiado sucessivamente a cada semana. Espero que agora com mais tempo, isso possa ser uma realidade, brevemente...

TCD!

sábado, julho 04, 2009

2-7-2009 | Alpha Team - 8, Omega Team - 12 | Eficácia Omeganiana dita vitória justa

6 comentários

A equipa Omega voltou a vencer um jogo deste a nossa reformulação e abrandou a caminhada maioritariamente vitoriosa, até agora, da equipa Alpha. Foi também bom termos realmente tido 12 elementos, como já não me lembro de acontecer, de todo. Apesar da interrupção da semana passada, penso que não foi muito visível qualquer quebra de forma nos elementos.

Mas vamos passar ao jogo propriamente dito. As equipas foram exactamente aquelas preparadas na antevisão, mas, recapitulando:
Alpha Team - Darknight, Tinoco, Vasco, The Master, Suarez de la Costada, Pinto
Omega Team - Pudim, Mantorras, ZeroZeroPeras, Astlik, Fiat, Amigo do Pinto

O jogo teve um primeiro terço bastante equilibrado, com as equipas a terem uma eficácia de quase 100% nas poucas oportunidades que aconteciam, e com o resultado mais equilibrado a manter-se no mítico 3-3. Nesta altura o jogo era disputado acima de tudo a meio campo, e as defesas conseguiam, às vezes com a ajuda da falta de sorte adversária, repelir os ataques vindouros.

Foi a meio do encontro que se desencadearam os acontecimentos que levaram ao resultado final. A equipa Alpha começou a perder consistência defensiva, às vezes com erros graves, ao mesmo tempo que perdia alguma frescura física e era apanhada enfraquecida quando o seu 5 em campo era menos capaz. Acabou por sofrer 3 ou 4 golos muito rapidamente que ditaram a diferença de resultado até ao final da partida. Ainda assim, a equipa Alpha pode ser culpada de mais alguns aspectos.

Nos dois últimos terços da partida, embora os golos tenham acontecido de forma repartida para os dois lados, com a excepção do momento descrito anteriormente, a equipa Alpha revelou uma enorme falta de eficácia à boca da baliza bem defendida pelo Pudim. Penso que para além de vários falhanços de clássicos marcadores como o Pinto e o Tinoco, o pior dos marcadores foi mesmo o The Master, que teve variadíssimas oportunidades e viu quase sempre a bola ser atraída pelo corpo do Pudim, até no golo que acabou por entrar.

Para conclusão, ficou mais um jogo de alta qualidade, com variadas jogadas bonitas para ambos os lados, vários golos de belo efeito também, com particular ênfase no do Amigo do Pinto, e um reequilibrar das contas finais da tabela classificativa. Apesar do resultado um pouco mais dilatado do que o normal, a verdade é que este jogo seguiu mais ou menos a filosofia dos outros, e olhando para o estado do campeonato nesta altura, fica certo de que as profundas alterações efectuadas à dois meses tiveram os seus frutos.

TCD!

quinta-feira, julho 02, 2009

2-7-2009 | Antevisão

2 comentários

Finalmente, depois de uma semana de interregno, voltamos para mais um emocionante jogo de futsal da qualidade que já temos vindo a habituar os nossos fãs, que somos nós próprios. Esperemos que o descanso não faça com que as formas físicas dos nossos atletas estejam mais fracas; de qualquer forma, e eventualmente para colmatar essa situação, nesta semana inédita em termos populacionais, temos nada mais nada menos que 12 jogadores!

Iremos ter todos os elementos disponíveis, com destaque para um elemento novo trazido pelo Pinto chamado: Amigo do Pinto. As equipas provavelmente serão:

Alpha Team - Darknight, Tinoco, Vasco, The Master, Suarez de la Costada, Pinto
Omega Team - Pudim, Mantorras, ZeroZeroPeras, Astlik, Fiat, Amigo do Pinto

Especial nota também para a necessidade de tratarmos de questões financeiras relativas ao problema que aconteceu na semana passada, com a nossa parte a tentar negociar algum jogo que venha a ser grátis.

TCD!