sexta-feira, junho 12, 2009

11-6-2009 | Alpha Team - 9, Omega Team - 8 | Um espectáculo muito equilibrado


Pela primeira vez em toda a história do mundo moderno, o nosso jogo começou antes da hora marcada, através da boa pontualidade de todos presentes. Como vai ser explicado depois, e apesar da Omega Team ter tido profundas alterações e também insuficiências durante o jogo, a verdade é que ambas as equipas se debateram com bastante qualidade.

Line-ups:
Alpha Team - Darknight, Vasco, The Master, Tinoco e Suarez de la Costada
Omega Team - Pudim, Luís, Astlik, Fiat, Tiago Pinto

Tal como tem acontecido nos últimos jogos, as equipas começaram por um período de adaptação aos adversários (quase sempre alterados), ao mesmo tempo que a sua condição física também é a melhor; ainda assim, fica a ideia que nos primeiros minutos as defesas estão bastante frescas e repelem os ataques adversários. Houve também, neste primeiro terço da partida, baixa eficácia na hora de golo, na qual, em relação à Alpha Team, eu dou o corpo às balas e assumo culpa em dois lances triviais.

O período médio da partida foi, tal como na semana passada, o mais pródigo em golos. É também preciso dizer que o Luís, membro mais recente na já extensa lista de jogadores que pisaram o palco TCD, não se adaptou bem ao esforço físico requerido e saiu várias vezes do campo, causando vários períodos de tempo em que o jogo foi jogado em 4 x 4 e mesmo 5 x 4. Não necessariamente por isso, foi nesta altura que a ofensiva Alpha começou a causar mais estragos na equipa adversária, com o Tinoco e The Master a assumirem essa responsabilidade.

Essa vantagem nunca foi perdida até ao final da partida, se bem que, contrariamente ao que tem acontecido, foi a equipa Omega a ter no final do encontro mais ímpeto na partida, curvando o resultado mais a seu favor. É possível dizer sem dúvida que, caso o jogo tivesse mais minutos, não se sabe como o mesmo acabaria.

Como destaques nesta partida devo de sublinhar a Astlik, que começa a tornar-se uma marcadora de serviço pela sua equipa ao mesmo tempo que aprimora cada vez mais os seus tentos. O Suarez da de la Costada marcou também um dos melhores golos da partida (parecia o do Figo contra a Inglaterra em 2000), teve mais oportunidades de o fazer e participou também bem na defesa. Como notas negativas, penso que ambos os guarda-redes estiveram demasiado implacáveis com os comentários que faziam aos seus jogadores.

Como conclusão, penso que dadas as circunstâncias a Omega Team esteve muito bem, ao mesmo tempo que acima de tudo viu-se um bom jogo de futebol, com algumas jogadas bonitas e golos muito colocados. Remeto também todos os leitores para uma reflexão sobre se deve ou não haver um limite em relação aos atrasos da defesa ao guarda-redes, dado que foi um assunto muito em voga no ambiente de balneário. Digam de vossa justiça.

TCD!

10 comentários:

  1. Mais uma vez o que marcou este jogo foi o equilíbrio, mesmo a Omega Team, estando por vezes com menos um jogador.
    Foi um jogo sempre disputado taco a taco, sendo a maior diferencia de 4 golos a favor da Alpha Team.
    Agora quanto ao comentário Individual:

    Alpha Team
    Darknight - Esteve relativamente bem, mesmo tendo falhado em 3 lances que deram golo para o adversário. Continua num processo de melhoria de forma, mas na actual fase já não devia sofrer alguns golos que sofreu.
    Suarez de La Costada - Fez, na minha opinião, o melhor jogo que eu já vi. Fez alguns cortes, recuou e atacou várias vezes, apoiou a organização do jogo da equipa, marcou um golo e teve alguns lances de perigo. Além de ainda ter várias lacunas, está a ganhar confiança, o que pode indicar uma fase de crescendo.
    The Master - Fez um jogo muito consistente e bom. Ajudou a defender, desmarcou-se várias vezes para receber a bola, iniciou bons lances de contra-ataque e demonstrou segurança na condução da bola e no passe. Ainda assim, continua, por vezes, um pouco perdido nas marcações e necessita de melhorar na visão de jogo, para saber quando passar, quando fintar e quando rematar a baliza. Mas volto a referir um jogador em claro crescendo desde o inicio dos nossos jogos.
    Tinoco - Muito bom jogo, quer a defender, quer a atacar. Demonstrou novamente o seu potente e colocado remate à baliza adversária, fez bons passes e boas jogadas de triangulação. De negativo, só o factor físico, pois para o fim já se começava a notar o cansaço, mas devo referir, que mesmo assim se entregava a todos os lances, como se fossem os últimos dos jogos.
    Vasco - Mais uma vez irrepreensível no sector defensivo e na condução da bola para o ataque, por vezes agarrava-se demais à bola, mas isso também acontece a todos.

    Omega Team
    PuDiM - Grande exibição, sem culpa em nenhum golo que tenha sofrido. Também com pouca sorte, pois mandou um remate que bateu nos dois postes e sofreu vários golos que derivaram de resaltos, quer nos adversários quer em jogadores da própria equipa. Na minha opinião, só deve demonstrar mais alguma calma quando a equipa dele se encontra em situações de desvantagem.
    Astlik - Jogo ENORME. Pressionou no ataque, ajudou a defender, marcou 2 golos, teve mais algumas boas hipóteses de golos, fez assistências... Enfim, posso dizer que se não fosse a presença dos "crónicos" "Homens do jogo", desta vez teríamos uma "Mulher do jogo".
    Tiago Pinto - Fez um jogo muito esforçado quer a defender quer a atacar. Jogou muito bem, fez fintas de elevado grau de dificuldade e bonitas de se ver para o espectador comum. Juntamente com o Fiat puseram a cabeça em água à defesa adversária.
    Fiat - Este é um jogador um pouco complicado de analisar, pois ele faz tudo bem... Defende bem, ataca bem... O único ponto, menos positivo, que lhe pode ser apontado, é o cansaço que se vai notando com maior intensidade ao longo do jogo.
    Luis - Este jogador, não estava habituado a estas andanças o que fez com que saísse várias vezes, colocando a própria equipa em situações de inferioridade numérica. Relativamente à exibição, foi uma exibição um pouco apagada, sendo possível salientar, como positivo, o posicionamento defensivo.

    ResponderEliminar
  2. Além do jogo propriamente dito, houve outra questão que foi discutida de forma veemente... Que foi a questão dos atrasos ao guarda-redes, pois em certa altura do jogo a equipa Alpha Team estava a "abusar" deste tipo de jogo. Devo referir que até hoje não havia nenhuma regra aplicada aos nossos jogos sobre este facto, logo o guarda-redes era considerado como um jogador de campo, quando se tratava da troca de bola com os pés. Tendo em conta esta premissa, eu pessoalmente, acho que não estávamos a abusar deste tipo de jogo e até que em outros jogos aconteceram situações similares ou até piores sem que ninguém dissesse nada...
    Mas como acabou por ser acordado, e para não se tornarem a repetir situações deste tipo, vão ser, de agora em diante, aplicadas as regras vigentes no futsal, ou seja:

    - O guarda-redes não poderá ter a bola em sua posse mais do que 4 segundos (quer seja na mão quer no pé). Passando para o meio-campo adversário passa a ser tratado como um jogador de campo normal;

    - O guarda-redes após tocar a bola não poderá voltar a tocá-la sem que antes esta tenha ultrapassado o seu meio campo ou tocado num adversário;

    - Os lançamentos de baliza, devem ser efectuados pelo guarda-redes para fora da sua área.

    Cumpz para todos e até para a semana

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Mais uma vez :P
    Só me esqueci de referir uma coisa, que foi o comentário que o M45t3r fez aos GR.
    Neste campo, e como minha defesa, falo só por mim :)
    Eu falo bastante, durante o jogo, mas quase sempre para ajudar a organização da defesa/ataque. E na minha opinião é aquilo que faço, que todos os GR deviam de fazer, pois se mesmo assim existem falhas, que aconteceria se eu não fala-se!

    Cumpz a todos

    ResponderEliminar
  4. Viva!

    Grandes análises, deu para perceber como o jogo decorreu :) Foi pena o Luís não estar em boas condições físicas, acredito que tenha sido isso a desequilibrar.

    Estou a ver que há jogadores num excelente momento de forma, com destaque para a Astlik, que melhora jogo após jogo, e agora que tomou o gosto ao pé não quer outra coisa! =D
    O Suarez de la Costada também mostra melhorias, esperemos que a evolução continue!

    Quero agradecer ao Darknight por ter sido o meu substituto nas tarefas pré e pós-jogo, fez um excelente trabalho, principalmente na análise individual.

    Quanto às regras, concordo que sejam aplicadas, mas talvez seja necessário um período de adaptação de 1 ou 2 jogos, porque há sempre confusões.

    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  5. Boas,

    Sim, Darknight, estavam a abusar!
    Recuar a bola 4 e 5 vezes SEGUIDAS para o redes não achas abuso? Então não quero saber o que seria se fosse abuso...

    Ponto número 2... Ninguém fala no golo que marquei e que deu o empate à Omega Team?? Curioso... Até o próprio Master disse que não era falta... Sendo ele o principal visado no suposto "pé em riste"... Sim, "pé em riste" a um jogador que não se fez ao lance e que ainda estava relativamente longe...

    Portanto não me venham falar em equilíbrio porque o Luís (ao qual foi feito apenas UM elogio relativo ao posicionamento defensivo), apenas contribui para a Alpha Team! E o elogio foi feito poque simplesmente não havia pernas para correr, então ficava na defesa... A maior parte das vezes que atacávamos eu próprio subia muito mais que ele...

    Não deixa de ter sido mais um bom momento entre amigos... Mas estas histórias relativas ao golo anulado e aos passes ao GR não merecem ser tipo uma nota de rodapé... Merecem destaque e debate!

    A posta já vai longa... Depois falamos...

    Cumpts,
    PuDiM

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    Antes de mais, devo dizer que esta polémica toda, pelo menos pós mais pessoal a meter comentários o que só por si, já é positivo :D

    Quanto ao golo, ao qual foi marcada falta. Ninguém sabe se seria golo, pois eu nem sequer me fiz ao lance :P por isso podia ter defendido :D

    E tb é verdade a exibição do Luis não foi nada de especial, compensas-te tu a falha dele :)

    Relativamente aos atrasos, partilho a tua opinião, mas torno a dizer que já houveram outros jogos em que ainda houveram mais atrasos, consecutivos ao GR, e eu tenho a certeza disso... E por concordar sugeri estas regras. E partilho a opinião do Ivo, haverem 1 ou 2 jogos de adaptação às regras.

    Cumpz, e vamos lá comentar pessoal :)

    ResponderEliminar
  7. Também vamos utilizar o livre directo ao fim de 5 faltas.

    ResponderEliminar
  8. Já estou a ver que vamos ter de andar todos a ler as regras todinhas ou então contratamos um árbitro lol..
    Acho bem tentar haver o maior rigor possível, mas há coisas que não fazem muito sentido, também estou a ver a reclamarem porque a bola não está bem no sítio ou o lançamento é efectuado com a bola ligeiramente dentro de campo...

    Rigor sim, mas não vamos cair na mesquinhez.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  9. A minha opinião é que devíamos usar as regras de bom senso em vez das regras todas de futsal.
    Acho que isso dos atrasos é uma atitude anti fair-play, mas o certo é que não foi com essa intenção. Até tomo como um elogio, porque foi a única forma que conseguiram arranjar para se safarem da nossa pressão constante, mesmo só com 4 jogadores :P Mas que é anti-jogo é.
    Mas também não gostava de ver os jogos tornarem-se demasiado rigorosos, porque senão é mesmo como o Ivo diz, de caminho estamos a incluir todas as paneleirices de regras, e acabam por tornar o jogo menos divertido.
    No fundo isto é um jogo entre amigos, e a ideia é podermo-nos divertir. A competição também é saudável, é o que dá "pica" para jogar, mas nós conhecemo-nos todos, não há necessidade de exagerar, e se todos concordarmos que há coisas que contribuem para o jogo ser mais divertido, e outras para que se torne irritante, isso deveria bastar para sabermos o que devemos ou não fazer, sem necessidade de estarmos a definir regras para tudo, porque a verdade é que quanto mais regras há, mais confusão vai haver, ou por nem toda a gente as conhecer todas, ou por não estar habituado a elas, ou por não serem interpretadas como deveriam...e vamos andar em confusões e explicações, e jogar fica para segundo plano...
    Vamos jogar como sempre, e a falar a gente entende-se!

    Abraço,
    Pinto

    ResponderEliminar
  10. Boas,

    Grande comentário Pinto. Acho que tens razão :)
    Tens de começar a comentar mais vezes :p

    Cumpz

    ResponderEliminar