sexta-feira, junho 26, 2009

25-6-2009 | Jogo cancelado

3 comentários

Poijé.

Ontem não houve jogo. É verdade que fomos avisados atempadamente, mas é ainda mais verdade que merecemos um tratamento muito mais privilegiado do que aquele que temos tido por parte da escola Escola Secundária Nº2 de Rio Tinto. Apesar de à duas semanas atrás termos tido tempo de recolocar a nossa actividade dois dias antes, o mesmo não aconteceu esta semana, e o jogo foi violentamente interrompido no mesmo dia em que ia decorrer.

Isto não se faz, senhor presidente... do conselho directivo... ou da escola. Espero que o resto das actividades da sua escola sejam melhor planeadas do que esta, porque nem nós somos menos importantes que as pessoas substitutas nem a nossa actividade o é. Por fim, uma nota de agradecimento ao senhor Mário que tem sempre estado do nosso lado e respeitando o nosso passatempo.

Para a semana há mais.

TCD!

quarta-feira, junho 17, 2009

16-6-2009 | Alpha Team - 9, Omega Team - 8 | Não parece mas foi mesmo outro jogo

25 comentários

É verdade. O jogo desta terça-feira (a título excepcional) foi muito similar ao jogo da semana passada. Mas vamos por partes, já que existem vários pontos iniciais a ter em consideração.

Infelizmente nem todos os jogadores puderam estar presentes, nomeadamente o Mantorras e o Xibu. Dado que são ambos jogadores com qualidades asseguradas e ia jogar um em cada equipa, decidiu-se então jogar todo o jogo em 4 x 4, em que o mesmo contaria de forma efectiva para a nossa temporada, ao contrário de outras alturas em que a ausência de elementos desanuviava um pouco a tensão e o rigor do jogo.

Os line-ups finais foram os seguintes:
Alpha Team - Vasco, Tinoco, The Master, Amigo do The Master
Omega Team - Darknight, ZeroZeroPeras, Tiago Pinto, Amigo do Pinto

Em relação ao jogo propriamente dito e ao que ele foi similar ao anterior, destacam-se as seguintes características: (1) o resultado, (2) o início avassalador da equipa Alpha e por fim (3) o controlar extremista do jogo por parte da Alpha Team, ainda que neste jogo o resultado tenha estado mesmo empatado a 8 golos. Ainda assim, existiram momentos da partida, mais que no último apronto, que justificam tanto o resultado como os diferentes ímpetos que houveram na mesma.

Já se sabe que o Vasco e o Tinoco não defendem mal. No entanto, não defendem tão bem como qualquer um dos guarda-redes de serviço das nossas equipas; ainda para piorar as coisas, eu fui à baliza e não é preciso dizer mais nada quanto a isso. Outra questão negativa foram os auto-golos; é verdade que quase todos os augo-golos são caricatos, mas estes foram-no de forma bastante evidente, e a verdade é que 2 golos foram fruto desse infortúnio.

Em termos de jogabilidade, é preciso assinalar que, como é natural, um jogo de 8 jogadores dá a cada um mais responsabilidades na partida; um caso particular desse género (dada a mudança de paradigma) foi o The Master, que orquestrou muitas jogadas que acabaram em golo, ao mesmo tempo que foi menos eficaz na concretização. Bom destaque também para os jogadores convidados desta semana, que se inseriram muito bem nas respectivas equipas: Amigo do The Master e Amigo do Pinto. Um último destaque também para o, para mim, melhor golo da época de cabeça, praticado pelo Vasco, e por um golo de muito belo efeito do Darknight numa aventura ofensiva.

Em suma, este foi um jogo que, apesar de carecido de 10 minutos e de 2 jogadores, se revelou de bastante boa qualidade e boa disposição. Foi também um jogo sem sururus de maior, já que se optou por esquecer a questão da regra do atraso ao guarda-redes, pelo menos neste jogo. Foram também confirmados dois bons reforços que podem entrar nos nossos aprontos a qualquer altura e que estão ao nível dos maiores maestros da nossa modalidade. Por último, e acima de tudo, o equilíbrio permanece.

TCD!

terça-feira, junho 16, 2009

16-6-2009 | Antevisão

3 comentários

Excepcionalmente, o jogo desta semana vai acontecer hoje, a uma terça-feira. É também um desafio extra ter menos dois dias de preparação para entrar a todo o gás para mais um jogo da temporada que começa a chegar ao fim.

Como não poderia deixar de ser, esta semana é particularmente repleta de inovações no que diz respeito às equipas, e também de regressos. Regressa o ZeroZeroPeras, volta para mais um jogo de forma excepcional o Xibu e também um amigo do Tiago e do The Master. As falhas são do Pudim, do Suarez de la Costada, para férias, e também da Astlik. Três jogadores em evidência no último jogo. Falta também o Fiat, numa das raras vezes em que isso acontece.

Para este jogo, as equipas prováveis serão:
Alpha Team - Vasco, Tinoco, The Master, Amigo do The Master, Xibu
Omega Team - Darknight, ZeroZeroPeras, Mantorras, Tiago Pinto, Amigo do Pinto

Haverá especial interesse em verificar o que irá acontecer quanto à regra do atraso para o guarda-redes; no entanto, o máximo que acontecerá hoje será um jogo de experiência quanto ao uso desse protocolo. Há também expectativa quanto a uma grande percentagem de jogadores criativos em ambas as equipas.

TCD!

sexta-feira, junho 12, 2009

11-6-2009 | Alpha Team - 9, Omega Team - 8 | Um espectáculo muito equilibrado

10 comentários

Pela primeira vez em toda a história do mundo moderno, o nosso jogo começou antes da hora marcada, através da boa pontualidade de todos presentes. Como vai ser explicado depois, e apesar da Omega Team ter tido profundas alterações e também insuficiências durante o jogo, a verdade é que ambas as equipas se debateram com bastante qualidade.

Line-ups:
Alpha Team - Darknight, Vasco, The Master, Tinoco e Suarez de la Costada
Omega Team - Pudim, Luís, Astlik, Fiat, Tiago Pinto

Tal como tem acontecido nos últimos jogos, as equipas começaram por um período de adaptação aos adversários (quase sempre alterados), ao mesmo tempo que a sua condição física também é a melhor; ainda assim, fica a ideia que nos primeiros minutos as defesas estão bastante frescas e repelem os ataques adversários. Houve também, neste primeiro terço da partida, baixa eficácia na hora de golo, na qual, em relação à Alpha Team, eu dou o corpo às balas e assumo culpa em dois lances triviais.

O período médio da partida foi, tal como na semana passada, o mais pródigo em golos. É também preciso dizer que o Luís, membro mais recente na já extensa lista de jogadores que pisaram o palco TCD, não se adaptou bem ao esforço físico requerido e saiu várias vezes do campo, causando vários períodos de tempo em que o jogo foi jogado em 4 x 4 e mesmo 5 x 4. Não necessariamente por isso, foi nesta altura que a ofensiva Alpha começou a causar mais estragos na equipa adversária, com o Tinoco e The Master a assumirem essa responsabilidade.

Essa vantagem nunca foi perdida até ao final da partida, se bem que, contrariamente ao que tem acontecido, foi a equipa Omega a ter no final do encontro mais ímpeto na partida, curvando o resultado mais a seu favor. É possível dizer sem dúvida que, caso o jogo tivesse mais minutos, não se sabe como o mesmo acabaria.

Como destaques nesta partida devo de sublinhar a Astlik, que começa a tornar-se uma marcadora de serviço pela sua equipa ao mesmo tempo que aprimora cada vez mais os seus tentos. O Suarez da de la Costada marcou também um dos melhores golos da partida (parecia o do Figo contra a Inglaterra em 2000), teve mais oportunidades de o fazer e participou também bem na defesa. Como notas negativas, penso que ambos os guarda-redes estiveram demasiado implacáveis com os comentários que faziam aos seus jogadores.

Como conclusão, penso que dadas as circunstâncias a Omega Team esteve muito bem, ao mesmo tempo que acima de tudo viu-se um bom jogo de futebol, com algumas jogadas bonitas e golos muito colocados. Remeto também todos os leitores para uma reflexão sobre se deve ou não haver um limite em relação aos atrasos da defesa ao guarda-redes, dado que foi um assunto muito em voga no ambiente de balneário. Digam de vossa justiça.

TCD!

quinta-feira, junho 11, 2009

11-6-2009 | Antevisão

0 comentários

Cá está, a provar que o nosso futsal espectáculo ultrapassa qualquer tradição imposta pela sociedade ou pela igreja, o jogo de hoje decorre num feriado. Ainda assim, é verdade que existem pequenas alterações decorrentes desse mesmo facto.

Como esta semana não temos o nosso mestre táctico ZeroZeroPeras a fazer as hostes dos line-ups iniciais, não os posso colocar aqui, até porque elementos novos irão jogar. Para a típica equipa Alpha, todos os jogadores estão disponíveis. No entanto, a equipa Omega irá experienciar, com alguma dificuldade talvez, a falta de elementos que têm vindo a ser muito importantes no seu jogo, nomeadamente o ZeroZeroPeras e o Mantorras.

Como substitutos irão estar hoje em campo o Tiago Pinto, que já jogou à alguns meses com muita qualidade pelas equipas passadas, bem como o Luís Gomes, um novato nestas andanças. Ou seja, minutos antes do jogo teremos de concilicar todas as alterações por forma a que um jogo equilibrado e renhido possa ter lugar.

TCD!

domingo, junho 07, 2009

4-6-2009 | Alpha Team - 6, Omega Team - 9 | Alpha Team a perder gás...

4 comentários

Como à muito não acontecia, esta quinta-feira tivemos jogadores a mais. A equipa dotada de 6 jogadores foi a Omega Team, e poderá muito bem ter beneficiado disso dado o teor do jogo, como se vai perceber de seguida.

Line-ups:
Alpha Team - Darknight, Vasco, The Master, Tinoco e Suarez de la Costada
Omega Team - Pudim, ZeroZeroPeras, Astlik, Fiat, Mantorras, Irmão do Mantorras

O jogo começou com um aparente equilíbrio, tal como tinha acontecido nos outros jogos. Até ao final do primeiro terço do jogo, ou seja, 20 minutos, o resultado afigurava-se em 1-1, com algum domínio da Omega Team. A falta de golos, neste período, deveu-se a baixa eficácia nos momentos decisivos, bem como alguma pobreza de qualidade do jogo, principalmente na Alpha Team.

O segundo terço do jogo definiu a partida. Apesar da Omega Team ter ganho, e merecidamente, a verdade é que, na minha opinião (como sempre), esse desfecho deveu-se mais a demérito da Alpha Team do que propriamente um jogo muito melhor realizado pela outra equipa, embora mérito e demérito estejam sempre correlacionados. O jogo foi muito jogado a meio-campo, com a Omega Team a dificultar em muito as transições defesa-ataque da Alpha Team; penso que neste aspecto a maior frescura física média da equipa Omega fez a diferença, com o Irmão do Mantorras, por exemplo, a ser um real empecilho, no bom sentido, para a Alpha Team. A adicionar a isso, os jogadores da Alpha Team revelaram-se em baixa forma, falhando passes, recepções, e comprometendo jogadas perigosas. Alguns golos sofridos pela equipa Alpha foram também bastante consentidos ou infelizes. O único elemento Alpha que merece ser destacado é o Tinoco, que voltou a uma boa exibição de 4 golos, tal como nos habituou em tantos jogos do início e meio da temporada.

Foi mais uma vez no último terço da partida que esses golos Alpha aconteceram, por forma a premiar um jogador com precisão e potência de remate assinaláveis. Outros jogadores que merecem uma ressalva são a dupla Mantorras e Irmão, que marcaram no total 6 golos e a Astlik que marcou talvez o seu melhor golo da temporada.

Notas de curiosidade para mais bolas que batem nos dois postes e não entram, tal como lances onde quase nunca os 10 elementos em campo concordam com a saída total ou não das quatro linhas da bola.

Concluindo, penso que foi um resultado positivo, dado que volta a equilibrar as contas mais recentes de ambas as equipas. Mostra também que a Alpha Team precisa de trabalhar mais, já que, infelizmente, neste jogo houve realmente pouca qualidade de jogo e não outros factores tal como falta de eficácia ou azar.

TCD!

quinta-feira, junho 04, 2009

4-6-2009 | Antevisão

1 comentários

Cá para mim, o Suarez de la Costada gosta é de protagonismo, e está sempre a mudar a sua disponibilidade só para que falemos nele. Afinal de contas, é aqui que ele faz as suas fintas, nas convocatórias, e não no campo. Ainda assim, contamos com ele para mais um jogo esforçado.

Esta semana vai repetir quase integralmente as equipas que aconteceram à duas semanas. Desta forma, e em relação à semana passada, trocam os guarda-redes, e o Suarez volta para o lugar do Irmão do Mantorras.

A verdade é que o que se espera do jogo pode ser bastante copiado dessa anterior antevisão. Apesar do Mantorras e o Fiat serem os clássicos trunfos da equipa Omega, o mesmo não se tem verificado, o que aumenta então a tradição da equipa Alpha estar a conseguir aplicar uma boa réplica em termos exibicionais, mostrando mais rotinas de jogo. É uma altura em que outros jogadores (Vasco, The Master, ZeroZeroPeras e Astlik) mostram também o seu potencial especial, dado que os outros (Tinoco, Pudim e Darknight) já tinham mostrado grande valor durante o resto da época.

Os line-ups serão os seguintes:

Alpha Team - Darknight, Tinoco,Vasco, The Master e Suarez de la Costada
Omega Team - Pudim, Fiat, Mantorras, ZeroZeroPeras e Astlik

TCD!