quinta-feira, abril 30, 2009

30-4-2009 | Antevisão

0 comentários

Uma nova era aproxima-se.

A escassos minutos do jogo, ficou claro para ambas as equipas que pequenas reformulações nas mesmas, nomeadamente a troca de jogadores, iriam beneficiar o espectáculo. Dessa forma, é com alguma tristeza que revelo que a equipa TCD vai ser ligeiramente alterada para contemplar este esforço mútuo com vista a aumentar o equilíbrio dos jogos. Iremos passar por um período experimental onde ficaremos a saber se realmente os fundamentos teóricos que nos levam a fazer essas alterações estão correctos ou não.

Dito isto, é provável que, nomeadamente, o The Master e o Darknight se mobilizem para a equipa adversária, enquanto que a equipa TCD acolhe em si um dos melhores jogadores da temporada, o Fiat. Para além disso, acolhemos também de volta o nosso velho amigo de logística Suarez de la Costada, que é sempre um elemento extremamente preponderante na estratégia de ambas as equipas.

Esperamos que o jogo comece a horas, que as mudanças não sejam problemáticas e, acima de tudo, que a magia do futebol se possa mostrar com mais esplendor.

TCD!

domingo, abril 26, 2009

23-4-2009 | TCD Team - 4, Outros Team - 13 | Réplica insuficiente...

5 comentários

O jogo de quinta-feira teve, mais uma vez, condicionalismos graves. Além de mais um dia em que arranjar 10 elementos necessários foi de novo uma aventura, faltou-nos pela segunda semana consecutiva o nosso número 10, o Mantorras. Uma nova bola teve também de ser adquirida para que o futuro seja menos problemático no que diz respeito à logística do jogo.

Com o regresso da Astlik e do Filas, e sem o nosso guarda-redes principal, o Pudim, a nossa equipa teve muitas dificuldades em acertar uma constituição muito diferente do habitual. Contra uma equipa que pouco mudou em relação à semana passada, a nossa equipa viu-se muito mais estática e sem reacção às movimentações rápidas que os nossos oponentes executavam. Para adicionar a esse "handicap" de velocidade, a nossa equipa teve também erros defensivos fatais, fruto de uma desconcentração e desânimo que se apoderou de nós.

Esse sentimento, que se vez sentir exactamente a meio da meia hora que o jogo apenas teve, foi o culminar negativo do jogo e provocou uma série de golos ao qual, mais por emoção do que por razão, não conseguimos contrabalançar. Para terminar, os nossos golos foram todos marcados nos últimos 5 minutos da partida, através de excelentes iniciativas individuais do Filas, dando outro significado ao resultado redondo que se afigurava para o nosso grupo. Aliás, o primeiro golo teve um efeito negativo semelhante na equipa adversária, que, inundados na sua própria arrogância e ambição, concederam os restantes golos.

Para terminar, teremos de admitir que, sendo a nossa equipa muito mais versátil e diversa que qualquer outra, não temos capacidade, sobretudo a nível de velocidade, de competir de igual para igual com os nossos opositores. No entanto, como o que nos faz jogar é bola é muito mais do que jogar de igual para igual, vamos continuar a dar o melhor de nós e esperar por resultados melhores, como sempre fizemos.

TCD!

segunda-feira, abril 20, 2009

16-4-2009 | Treino

2 comentários

Infelizmente esta semana não existe análise ao jogo da semana passada, porque o mesmo não ocorreu. Devido a uma inesperada ausência do Mantorras, que é também o dono da bola, o máximo que as duas equipas puderam fazer foi jogar de uma forma descontraída e desta forma manter a forma física. Tudo isto depois de um longo período "em busca da bola", em que se treinaram técnicas avançadas de basquetebol e andebol.

Ainda assim, o jogo que decorreu foi bastante agradável (perdemos 8-9) e foi levado por alguns elementos bastante a sério, dado que houveram jogadas bastante violentas e jogadores saíram lesionados. Foi um bom jogo para experimentar algumas teorias que a nossa equipa tem vindo a discutir, com vista a um melhor aproveitamento das valências individuais de cada um, sem que para isso se tenha comprometido um jogo "a sério".

Para finalizar, aproveito para anunciar que a votação irá ser aberta de seguida, e todos estão convidados a contribuir para uma importante decisão da nossa equipa! Decidi não nomear as opções para evitar qualquer tendência ou parcialidade na mesma.

TCD!

quinta-feira, abril 16, 2009

16-4-2009 | Antevisão

0 comentários

Em cima da hora como nunca, aqui vai mais uma antevisão ao jogo tão esperado de logo.

Em primeiro lugar uma nota de especial destaque para a presença de um jornalista na equipa adversária, que vai aumentar consideravelmente o nível de exposição de que o nosso grupo irá sofrer. Esperemos no entanto que seja acima de tudo jornalista e menos jogador... Em relação ao resto da equipa, será a mesma da semana passada.

Quanto à nossa gloriosa equipa, iremos sentir a falta da Astlik, que foi dispensada para poder recuperar de graves hematomas que tem sofrido no decorrer dos últimos jogos, a despeito da agressividade desmesurada da equipa adversária; isso vai tornar o nosso esforço um pouco maior, já que não teremos oportunidade de rodar no banco. No entanto, agora mais re-entrosados pelo regresso do ZeroZeroPeras, esperamos que, pelo menos a nível defensivo, possamos ser mais fortes que a semana passada; contamos também com a recente veia goleadora do Darknight para aumentar a eficácia ofensiva, e que o The Master não se ressinta dos actuais sintomas negativos relativos à garganta de que tem padecido.

Para terminar, esperamos neste jogo ter mais decentes elementos multimédia já que o Suarez de la Costada trouxe o material apropriado, ao contrário do último jogo.

TCD!

quarta-feira, abril 15, 2009

9-4-2009 | TCD Team - 7, Outros Team - 11 | Acordar tardio...

0 comentários

Antes de mais apresso-me a pedir desculpas devido à demora deste artigo; a mesma deveu-se à indisponibilidade dos elementos multimédia referentes ao jogo, bem como a problemas técnicos existentes na plataforma tecnológica do gestor do blog.

Indo agora para a análise propriamente dita do jogo, a esta altura já da semana passada, a verdade é que foi uma partida muito ambígua, no que diz respeito à prestação da nossa equipa. Em primeiro lugar, um pequeno destaque para o regresso de elementos originais de ambas as equipas, o que, infelizmente para nós, significou um jogo mais massacrado em torno da nossa defesa.

Como já tem acontecido, e desta forma acabando definitivamente com o estigma do mês de Fevereiro, a nossa equipa entrou pior na partida. Muito displicente na defesa, aceitando que os adversários, principalmente em iniciativas individuais, pudessem ficar à mercê do nosso guarda-redes; no ataque, a nossa equipa teve pouca ou nenhuma criatividade, com passes falhados e más recepções, e até o segundo terço da partida teve muito poucas jogadas de perigo para a outra equipa.

No último terço do jogo (numa altura em que já tínhamos sofrido mais de uma dezena de golos), talvez aproveitando a arrogância adversária e uma vontade enorme de reverter a derrota pesada que se adivinhava, a nossa equipa começou a mudar o rumo do jogo. A verdade é que, muitas vezes sem racionalidade mas mais com coração e esforço, a nossa equipa começou a aproveitar lances quase perdidos para marcar alguns golos, e praticou possivelmente uma das maiores "scoring streaks" (alto número de golos marcados em pouco tempo) da temporada. A nossa equipa acabou o jogo a desejar que existissem mais minutos de jogo (retirados no início da partida, mais uma vez), repondo algum orgulho perdido durante o resto do encontro.

A nossa equipa acordou demasiado tarde para este jogo, mas ainda assim acordou com suficiente força para causar uma boa impressão. É com este espírito que vamos tentar iniciar o jogo de amanhã.

Nova playlist com os vídeos todos (brevemente um canal oficial no Youtube): Playlist

Vídeo Possível:


TCD!

quinta-feira, abril 09, 2009

9-4-2009 | Antevisão

2 comentários

É já hoje. Dia de regressos e mudanças.

Apesar de o país e algumas organizações pararem e fazerem ponte neste dia, a verdade é que esta semana fantástica, futebolísticamente falando, dá ainda mais vontade à nossa equipa para entrar em campo com um único propósito: voltar a vencer!

Em relação à equipa adversária, existirão duas alterações face ao último quinteto, o que vai provocar em ambas as partes uma reformulação de tácticas de jogo; ainda assim, e pela primeira vez, a equipa adversária resolveu autonomamente as ausências, automaticamente convocando substitutos para o apronto de amanha. Bravo!

Em relação à nossa equipa, existem boas e más notícias. A primeira é o regresso do ZeroZeroPeras, que vai com certeza aumentar o rigor defensivo da nossa equipa e ajudar a evitar o mau jogo, nesse sector, da semana passada. A má notícia é a ausência do Filas, dispensado para tratar de assuntos pessoais; isto vai exigir do resto da equipa um jogo muito mais esforçado defensivamente e também eficaz ofensivamente, já que o mesmo estava a tornar-se um elemento muito importante da nossa equipa, pausando os nossos processos de jogo.

TCD!

sexta-feira, abril 03, 2009

2-4-2009 | TCD Team - 5, Outros Team - 13 | Velhos inimigos, velhos costumes...

4 comentários

O jogo da última quinta-feira foi em muitos aspectos parecido com o primeiro da temporada. Tal como foi dito na antevisão, ambas as equipas voltaram a sistemas evidenciados nesse jogo inaugural.

Mas vamos por partes. Mais uma vez o jogo começou com muitos minutos de atraso face ao mesmo problema da semana passada; consequentemente, houve mais uma vez um jogo introdutório com as equipas "normais". No entanto, aquando do jogo a doer, a nossa equipa cedeu o The Master à equipa adversária com o intuito de dotar o encontro de maior equilíbrio, face às ausências já mencionadas anteriormente.

Em relação ao jogo em si, a nossa equipa começou muito mal. Esteve mal a defender, abrindo demasiados espaços e oferecendo linhas de perigo aos designers (várias na mesma jogada); ofensivamente, dependeu muito de jogadas individuais já que houveram muito poucas jogadas com futebol bonito e organizado. Há medida que o jogo decorreu foi melhorando, mas sem nunca conseguir incomodar a equipa adversária, que teve sempre uma vantagem confortável (o resultado chegou a estar 13-3).

Para terminar, e para tentar encontrar um fundo positivo neste regresso às goleadas, foi mais um jogo de aprendizagem para melhorarmos, tendo em vista um futuro mais equilibrado como tinha vindo a acontecer. Como factores comprometedores podemos evidenciar a mais forte equipa adversária em conjunção com a cedência de um jogador que tinha feito uma boa última partida, bem como o ímpeto psicológico negativo que se apoderou da equipa a meio do encontro: sentia-se que o jogo ia acabar da maneira que acabou e todos sabiam que apenas uma força anormal da natureza poderia impedir isso.

Como novidades, e para que a análise dos jogos seja mais abrangente para um público que tem cada vez menos tempo para estas "modernices", decidimos remover a análise individual e proceder apenas a um escrutínio do jogo como um todo. Ficamos também congratulados pela fantástica aderência à introdução dos highlights e, para terminar, ao facto de termos ultrapassado o milhar de hits.

Highlights:


Jogo Completo #1
Jogo Completo #2
Jogo Completo #3

TCD!

quarta-feira, abril 01, 2009

2-4-2009 | Antevisão

1 comentários

O jogo de amanhã, como hà muito não acontecia, vai voltar a contar com o maior número de jogadores base de ambas as equipas; os jogadores que perfizeram os primeiros jogos da temporada, dos quais temos piores recordações, pelo menos ao que os resultados dizem respeito.

Em relação à equipa adversária, é com muita pena que vemos partir o nosso maior colaborador, o Suarez de la Costada; se fizermos uma analogia com uma relação amorosa, digamos que o Suarez e os jogos deram um tempo: o mesmo deve-se ao facto de ele não poder aguentar com qualidade suficiente um jogo inteiro, dessa forma estando este nosso passatempo já a condicionar a sua vida extra-futebol. No entanto, esta quebra é apenas como jogador, já que ele vai continuar a comparecer como espectador aos nossos emocionantes jogos, bem como apoiar nas tarefas especiais como as de multimédia. Assim se vê, a força das TCD!

Em relação à nossa equipa, e à parte do ZeroZeroPeras que participa numa corrida intensa para estar disponível para a próxima semana, estamos todos prontos, o que vai levar a que haja rodagem de um jogador de forma permanente. Vamos voltar a sofrer o violento comando verbal do nosso Darknight, que certamente colocará a nossa equipa em sentido como bem precisamos.

TCD!