segunda-feira, dezembro 20, 2010

QUEM É QUEM? - Pudim

5 comentários

O Pudim é o típico guarda-redes que se destaca pela sua personalidade.

Dentro do campo consegue transmitir imensa confiança e segurança para os seus companheiros de equipa e ao mesmo tempo ser um factor de desestabilização para o organismo de jogo da equipa adversária, principalmente através do factor psicológico.

Entre os postes demonstra uma excelente elasticidade, com grandes reflexos, sendo um "expert" na defesa de remates à queima-roupa. Nas saídas às bolas demonstra sempre um ímpeto muito forte, roçando certas vezes o agressivo, mas que se revela de extrema eficácia.

É um guarda-redes que gosta de subir e ajudar a equipa sempre que tem oportunidade, sendo já famoso pelos golos espectaculares que marca à entrada do meio campo adversário. A sua visão de jogo também é apreciável, conseguindo sair disparado como uma seta nos momentos mais oportunos e provocar desequilíbrios na defesa contrária.

No entanto, muitas das vezes entusiasma-se com as saídas rápidas e tem perdas de bola e deslizes fatais para a sua própria equipa. Em certos jogos também demonstra um exagero de lançamentos compridos para o ataque, que na grande percentagem das vezes não tem efeito prático.

Pela sua postura única dentro do campo e pelas suas defesas impossíveis, o Pudim é...


Jens Lehmann






domingo, dezembro 12, 2010

QUEM É QUEM? - IVO

3 comentários

O Ivo tem um estilo de jogo bastante físico e ofensivo que se revela eficaz em muitos dos jogos, sendo possivelmente o elemento mais exigente consigo próprio de todos os jogadores.

Com a preferencial posição avançada que ocupa, é um jogador que prefere ser lançado do que lançar, isto significa que para que ele releve todas as suas capacidades terá de ter na sua equipa alguém que pense o jogo de forma construtiva de modo a antecipar os espaços em que ele irá aparecer.

É também um jogador com uma técnica bastante apreciável, que denota particular gosto pelos toques em habilidade, destaco os difíceis e quase sempre precisos passes de calcanhar que executa.

Gosta de abordar os lances um para um com uma orientação bastante física, de modo a por em sentido os seus adversários.

Nas suas acções atacantes observei um preferencial gosto pelos seus movimentos ao longo da linha, seguidos por interiorizações da jogada finalizadas com remates colocados ao poste mais distante, tendo já feito golos de belo efeito através desse movimento. Pelo número de golos que já leva até ao momento, demonstra ser um dos jogadores com mais facilidade de finalização.

No que toca a jogo defensivo, terá de melhorar algumas das suas acções que se revelam eficazes quando praticadas numa zona mais avançada do terreno, mas que podem por em apuros a sua baliza quando realizadas em posições mais recuadas.

E o Ivo é...



Lomana LuaLua




QUEM É QUEM?

0 comentários

Com este post dou inicio à nova rodada de textos que nos irão levar por uma viagem de comparações entre os participantes desta nossa actividade, com profissionais do mundo do futebol.

sexta-feira, dezembro 10, 2010

9-12-2010 | Alpha Team - 5, Omega Team - 4 | Com garra e determinação, os Alpha triunfam!

4 comentários

Equipas:
Alpha Team - TheDarkKnight | Mantorras | Pára-Raios | Tinoco | Suarez de la Costada
Omega Team - Astlik | Ivo | Pudim | ZeroZeroPeras | Pinto

Com o jogo da semana passada em memória (bem, apenas parte dele...), as equipas reorganizaram-se para mais uma partida, desta feita com uma alteração importante: Pinto mudava de "cores" e passava a integrar os Omega. Com esta pequena alteração, as equipas ficariam em teoria, mais equilibradas e o jogo seria por isso, mais disputado.

Desta forma e pegando nas formações habituais, no campo dos Omega, Pudim continuava a guardar as redes, com ZeroZeroPeras e Pinto na defesa (mas sempre com um grande input ofensivo) e Ivo e Astlik retomavam as suas tarefas ofensivas. Do lado dos Alpha, a aposta também recaiu na regularidade, com Soares e Mantorras na frente, sempre tentando surpreender os adversários, Tinoco destacado para a defesa e Pára-Raios com a função de 10, servindo o jogo dos Alpha.

Alterando um pouco o que era a rotina, o jogo começou apenas com 5 minutos de atraso e mostrou logo desde o 1º minuto uma agressividade e competitividade tal, que muitos não esperariam que tal ritmo durasse a partida toda. Aliás, a motivação estava em alta, como demonstrou o grito de guerra dos Alpha, bem ao estilo do Hacka dos All Blacks...que tratou de colocar em sentido os Omega.

No entanto, demonstrando que a sua garra continuava lá, os Omega mostraram as suas credenciais da melhor forma, inaugurando o marcador com um golo de Astlik. De referir que Pinto e Ivo eram elementos decisivos nos movimentos ofensivos dos Omega, com Astlik a surpreender sempre que a havia oportunidade e ZeroZeroPeras a mostrar a sua força. Desta forma, foi perfeitamente natural que os Alpha marcassem mais 2 golos, que colocaram esta equipa com uma vantagem bastante confortável e fizeram tremer a inicial confiança dos Alpha. No entanto, lembram-se do grito de guerra...pois bem, isso não foi apenas para "inglês ver".

Os Alpha voltaram à carga com um golo inicial de Pára-Raios, que teve o condão de devolver a chama à equipa e motivar todos os jogadores. Pressionando até mais não poderem, os Alpha conseguiram então recuperar da desvantagem em que se encontravam, graças ao esforço de Costa, Mantorras e Pára-Raios. Suarez de la Costada mostrava uma boa forma, impedindo diversos ataques adversários e subindo sempre que possível até ao ataque, onde fez parte de alguns lances ofensivos.

Com esta subida de forma repentina, os Omega acabaram por ceder e algumas falhas na sua defesa levaram a que acabassem por ficar em desvantagem relativamente aos Alpha. Mesmo assim, ainda conseguiram diminuir essa desvantagem para 1 golo apenas, ficando o marcador nos 5-4 finais, dignos de um jogo bastante interessante, muito disputado e bastante competitivo. Ambas as equipas saíram com o sensação de dever cumprido, uma vez que a sua prestação foi digna de qualquer boa partida de futsal.

Como já é habitual nesta casa, para a próxima semana há mais!

TCD!

quinta-feira, dezembro 09, 2010

09-12-2010 | Antevisão

0 comentários

Boa tarde.

Hoje, dia 9 disputa-se mais uma partida de futsal entre os Alpha e os Omega.

A equipa dos Omega ao que tudo indica irá apresentar o seu cinco base. Pudim na baliza, Pinto mais recuado com subidas espontâneas ao ataque, ZZP no apoio a Pinto com um estilo de defesa mais homem a homem, Ivo e Astlik setas apontadas à baliza adversária.
Estilo de jogo previsível: 1-2-2

Quanto aos Alpha, verão Balta ser substituído por Pára-Raios. Na baliza o guardião nocturno The DarkKnight. Na defesa Costa, tentando aproveitar as subidas dos colegas para finalizar de fora da área, Pára-raios será a placa central do jogos Omega, Soares mais descaído no lado esquerdo irá tentar os passes a rasgar para o homem mais solto da equipa, Mantorras.
Estilo de jogo previsível: 1-1-2-1

Bom jogo.

terça-feira, dezembro 07, 2010

2-12-2010 | Alpha Team - 10, Omega Team - 7 | Jogo quente, bem quentinho...com vitória dos Alpha!

4 comentários

Equipas:
Alpha Team - TheDarkKnight | Mantorras | Sharif | Tinoco | Suarez de la Costada | Pinto
Omega Team - Astlik | Ivo | Pudim | ZeroZeroPeras | Balta

Antes de mais, nada como deixar uma aviso à navegação: não, a Terceira Guerra Mundial não começou...não, o Mundial de 2018 não veio para Portugal...não, o José Sócrates não foi demitido. No entanto, o jogo de dia 2 de Dezembro de 2010 foi animado. Tão animado que a crónica vai ser dividida em duas partes...

Uma vez que este vosso escritor não pôde estar presente nos minutos finais da partida, deixo ao hábil Tinoco a tarefa de escrever o relato da segunda parte do partida do passado jogo. Até lá, deixo-vos com a descrição pormenorizada dos acontecimentos iniciais do "Duelo de Rio Tinto".

Depois de uma partida em que tudo havia corrido mal aos Alpha, nada como fazer um reset aos "chips memoriais" e tentar melhorar a prestação da equipa. Desta feita, os Alpha contavam esta semana com TheDarkKnight à baliza, Suarez de la Costada e Pinto a meio campo e Sharif e Tinoco como dupla atacante. Só esta constituição das equipas prometia...Mantorras também fez parte integrante dos Alpha, entrando após terem decorrido cerca de 40 minutos da partida e rodando com alguns jogadores em campo.

No lado dos Omega, Pudim foi o guarda redes de serviço, com ZeroZeroPeras e Balta a "segurarem o forte" e Ivo e Astlik com as tarefas ofensivas. Tirando uma mudança na sua constituição habitual, os Omegas apostavam na regularidade para triunfar novamente. Será que iriam conseguir.

Começando com os habituais 10 minutos de atraso, o jogo mostrou-se bastante competitivo. Com as equipas a mostrarem os seus dotes ofensivos, além de conseguirem suster os ataques adversários, tanto os Omega como os Alpha mostravam estar à altura dos acontecimentos. Em particular, esta última equipa mostrava ter ultrapassado os problemas que a afectaram na semana anterior.

Os Omega tomaram a liderança, numa altura em que tanto Ivo, como um surpreendente Pudim mostravam ter pontaria certeira para a baliza adversária. No entanto os Alpha não se deram por vencidos e numa sucessão de jogadas de cortar a respiração, conseguiram anular essa vantagem e inclusive passar para a liderança do marcador. Pinto e Costa foram decisivos para este facto, o que levou a que os Omega acabassem por demonstrar alguma intranquilidade e insegurança, o que se notou nas falhas defensivas que foram demonstrando a partir deste momento.

Ainda durante o jogo, algumas faltas foram marcadas e geraram alguma controvérsia entre os vários jogadores. Acima de tudo, temos de encarar estes embates com alguma calma e não levar "tudo a peito"...mas felizmente que o eficaz árbitro Mário está sempre em cima do acontecimento. E foi precisamente este elemento que nos fez a maior surpresa do dia...

Numa altura em que este vosso escritor estava prestes a se ausentar, o "xor Árbrito" resolveu conceder um brinde aos recém Mestres, acabadinhos de se formarem: Tinoco, Astlik e TheDarkKnight. Um momento colectivo e que mostrou a união do grupo, que assim brindaram ao presente e ao futuro!

Quanto ao que se passou nos minutos finais, deixo a palavra ao escritor Tinoco, que tão bem irá relatar estes momentos.

E como habitual, para a semana há mais!

TCD!

Nota: Uma vez que o Tinoco já não se recorda com exactidão da segunda parte do duelo, a crónica ficará resumida apenas a esta 1ª parte.

sexta-feira, dezembro 03, 2010

Publicações bombásticas estão para breve

4 comentários

Posts que prometem lançar o caos entre as equipas Omega e Alpha estão para breve!



Fiquem atentos ao blog.

quinta-feira, dezembro 02, 2010

02-12-2010 | Antevisão

1 comentários

Boa tarde a todos os leitores deste blog.

Espera-se uma grande partida de futsal hoje à noite no sintético de S. Mamede.

De um lado a equipa Alpha com um corredor central de impor respeito: Pinto mais recuado e Mantorras mais fletido para o ataque. Nas alas terão o apoio do imprevisível Soares da Costa e de Balta, muito útil para jogadas de toca e foge. A baliza estará a cargo do super motivado TheDarknight.

Quanto à equipa Omega, ela deverá sofrer uma divisão horizontal de modo a que Ivo e Astlik jogarão mais adiantados, enquanto a defesa ficará a cargo de Costa e ZeroZeroPeras, que nunca deixarão de dar apoio nos momentos mais ofensivos. Na baliza estará o guarda-redes do momento: Pudim.