sábado, setembro 26, 2009

24-9-2009 | Alpha Team - 7, Omega Team - 9 | Omega Team vence nos descontos jogo equilibrado

3 comentários

O jogo de quinta-feira começou com bastantes dúvidas quanto a um jogo sério, dado que cada vez mais temos de reformular as equipas "on-the-site". No entanto, e começando já com uma conclusão, a verdade é que assistimos a um bom jogo, bastante equilibrado, o que vai aumentando a nossa capacidade de superar as adversidades que se nos apresentam em cada semana.

Tal como foi dito na antevisão, esta semana foi o caos: de tanto medo termos de ter menos de dez jogadores, acabámos por convidar mais gente do que o habituar. Como o Mantorras faltou, conseguimos o número mágico, ainda que tivéssemos de mudar as equipas:
Alpha Team - The Master, Suarez de la Costada, Pinto, Pedro Barros e Tinoco
Omega Team - Pudim, ZeroZeroPeras, Astlik, Fiat e Fugi

O jogo começou com pouco tempo de atraso, e mesmo que não o fosse não haveria problema, dado que no final foi-nos dado um bónus de 15 minutos. Penso que, pelo menos no que diz respeito aos últimos encontros, este foi aquele mais equilibrado quando falamos na evolução do resultado. Ou seja, ao contrário do que aconteceu na semana passada, as equipas não marcavam consecutivamente mas sim alternadamente.

É altura de falar dos pontos fulcrais do jogo: a vantagem de ter uma boa equipa de campo ou então de ter um guarda-redes fixo. Na minha opinião, estas duas vantagens foram muito bem geridas durante toda a partida. Ou seja, a equipa Alpha possuía um plantel de campo muito cotado, ao mesmo tempo que a equipa Omega possuía o guarda-redes eléctrico, o Pudim.

Durante o jogo, ficou perceptível um maior teor ofensivo da equipa Alpha, o que com maior ou menor dificuldade lá ia causando os seus estragos à equipa Omega. Neste teor ofensivo é imperativo que se dê uma palavra elogiadora ao Suarez de la Costada, que tal como auto-profetizado, compensou por inteiro o jogo anterior, tendo feito dois golos e outras jogadas perigosas. Por outro lado, a equipa Omega, como aliás já é hábito, praticou um futsal de contra-ataque de bastante qualidade, que terminava em golos com um grau de dificuldade mais acessível, dado os guarda-redes menos qualificados que lá estavam, o que certamente também foi facilitado pela ausência do Vasco.

No final do tempo regulamentar, assistia-se a uma vitória tangencial da equipa Alpha. Nos 15 minutos extra que nos foram dados, a equipa Omega fez algo que na realidade costuma ser feito pela equipa Alpha e deu a volta à partida, perante um acomodar da equipa adversária e através de golos felizes.

Para concluir, e apesar de achar que desportivamente esta derrota não deveria ter acontecido, a verdade é que a vitória foi um prémio merecido para a equipa Omega, que já perdeu vários jogos tangenciais. Desta forma, os números equilibram-se um pouco também nesse aspecto. Como indicações futuras, penso que, apesar de tudo, deve-se rodar mais o guarda-redes Pudim, ao mesmo tempo que a outra equipa poderá ficar um pouco mais poderosa nos jogadores de campo, por forma a analisar melhor, a médio prazo, a evolução dessas duas vantagens.

TCD!

quinta-feira, setembro 24, 2009

24-9-2009 | Antevisão

0 comentários

Mais uma semana, mais complicações para assegurar a presença de dez pessoas em campo. A verdade é que hoje parece que será muito difícil fazer com que o equilíbrio reine no jogo. Para além da já comum ausência de um segundo guarda-redes, neste jogo nem sequer o excelente substituto chamado Daniel nos vai fazer valer. Desta forma, uma das equipas vai estar mais débil nesse sector, com o Pudim a ser um provável alvo de sorteio.

Do lado da Alpha Team, irá constatar-se uma ausência demolidora: Vasco, que tem sido o grande motor da equipa, está lesionado e vai exigir uma forma de topo aos outros elementos da equipa.

Um alinhamento que pode acontecer é o seguinte:
Alpha Team - Pudim, The Master, Suarez de la Costada, Pinto, Fugi e Tinoco
Omega Team - ZeroZeroPeras, Astlik, Fiat, Pedro Barros e Mantorras

Esperamos que no jogo de hoje consigamos assimilar da melhor forma matérias complicadas tais como o eterno equilíbrio, formas físicas e desequilíbrios numéricos.

TCD!



sábado, setembro 19, 2009

17-9-2009 | Alpha Team - 10, Omega Team - 8 | Daniel salva Alphas num jogo com várias fases

6 comentários

Um jogo bom de se comentar, um jogo com várias fases distintas que o caracterizaram, um jogo com 18 golos. Foi assim a quinta-feira passada.

Tal como foi dito na antevisão, a possibilidade de não haverem dez jogadores era forte. Ambos os jogadores em risco, Mantorras e Fugi, faltaram à parte inicial, e dessa forma tivemos de recorrer ao segundo (ainda bem que fez dois) filho do Sr. Mário para colmatar a insuficiência da equipa Omega. As equipas iniciais foram desta forma:
Alpha Team - Tinoco, The Master, Suarez de la Costada, Vasco e Daniel
Omega Team - Pudim, Astlik, Puto do Sr. Mário, ZeroZeroPeras e Pinto

Nessa primeira, e certamente curta, parte da partida, e ao contrário do que alguns jogadores disseram, a equipa Omega estava em vantagem, dado que, como veremos mais à frente e no próprio vídeo, o Suarez de la Costada voltou aos seus tempos inglórios. Apesar disso, a equipa Omega apenas conseguiu marcar um golo nesta altura (que durou sensivelmente 10 minutos), exactamente por esse jogador extra.

A próxima fase do jogo viu a equipa Alpha ficar em clara vantagem, com um jogador a mais, e isso foi determinante no resultado final. Nesta fase, a equipa Alpha conseguiu marcar 5 golos numa sucessão rápida, já que 10 minutos mais tarde, Mantorras voltava para revolucionar a sua equipa. No movimento ofensivo da equipa Alpha, caracterizado pelo trio TMV, fica uma nota algo negativa para o The Master, que se remeteu mais para a defesa, tendo inclusive alguns erros nessa zona, ao mesmo tempo que não teve muito impacto na frente do terreno. Vasco e principalmente, Tinoco, estiveram ao seu melhor.

Passados 20 minutos de jogo, e com Mantorras em campo, as equipas equilibraram-se um pouco e os golos foram surgindo para cada lado. Tal como disse anteriormente, o Suarez foi um elemento negativo na equipa Alpha, ao mesmo tempo que a Astlik, embora não tendo expresso a sua performance em golos, combinava sempre com bastante perigo com o Pinto. É também muito interessante reparar que a maioria dos golos foi marcada em rajadas, com muito poucos golos a serem interrompidos pela equipa adversária.

Como notas especiais (e positivas), fica a confirmação de um bom guarda-redes que reside dentro do Daniel, ao mesmo tempo que vimos o regresso à boa forma de tanto o Tinoco como o Pinto. A nota negativa vai para os 15 ou 20 minutos de atraso que o jogo teve, bem como as diversas trocas, e consequentes fases, que o jogo teve e que determinaram o resultado do mesmo. É triste ter de remeter as necessidades do nosso espectáculo para a pura assiduidade e presença dos jogadores, mas tal como se viu a semana passada, é só isso que basta para que os jogos sejam mais equilibrados.

Para terminar, fica o tão aguardado regresso ao lances melhores da partida com o recurso ao belo do vídeo!

Highlights:


TCD!

quinta-feira, setembro 17, 2009

17-9-2009 | Antevisão

1 comentários

Com ânimos redobrados, devido à equilibrada exibição passada das equipas, o jogo de hoje vai proporcionar um novo desafio. Com o perigo de não haver jogadores suficientes sempre à espreita, essa responsabilidade é hoje partilhada pelo Mantorras e pelo Fugi, que começa a ser presença permanente nos nossos jogos. Se ambos se portarem bem, teremos jogadores suficientes.

Para além disso, iremos acolher, isto no âmbito da equipa Alpha, um novo elemento para a baliza, o filho do Sr. Mário. Com esta alteração, que vem compensar a falha defensiva de que a equipa Alpha tem sofrido nos últimos jogos, espera-se que o destaque vá ainda mais para o trio que tem espalhado magia já desde há bastantes jogos: TMV.

Mesmo com dúvidas, as equipas poderão ser:
Alpha Team - Tinoco, The Master, Suarez de la Costada, Vasco e Filho do Sr. Mário
Omega Team - Pudim, Astlik, Mantorras, ZeroZeroPeras e Pinto

Uma nota de apreço especial também para o Pinto, que tem sido um elemento de equilíbrio em ambas as equipas quando é necessário, e tem cumprido essa função com bastante qualidade, entrosando bem com qualquer uma delas.

TCD!

segunda-feira, setembro 14, 2009

10-9-2009 | Alpha Team - 6, Omega Team - 6 | À segunda foi de vez!

1 comentários

A prova de conceito foi aplicada na perfeição. Tal como tenho vindo a profetizar, as condições para que o equilíbrio aconteça não têm estado presentes nos últimos jogos. Na última quinta-feira, isso mudou. O objectivo mínimo da antevisão foi atingido com sucesso, e mais ainda: o equilíbrio foi atingido numa perfeição memorável: 6-6.

Apesar das equipas apresentadas na antevisão terem sido ainda alvo de avaliação, a verdade é que foram mesmo essas a serem escolhidas, com a única modificação a ser a substituição do Mantorras (mais uma vez faltoso) pelo Fugi:
Alpha Team - Tinoco, The Master, ZeroZeroPeras, Vasco e Vítor
Omega Team - Pudim, Astlik, Fugi, Fiat e Pinto

Apesar de, numa primeira apreciação, parecer que a modificação anterior iria quebrar bastante a equipa Omega, a verdade é que voltamos a ver um velho elemento a mostrar as suas credenciais, Fiat, o que tombou grande parte da partida a favor da sua equipa. Tal como disse há alguns meses atrás, quando Fiat e Mantorras começaram a descrescer na sua forma, foi esse factor que levou ao aparecimento dos primeiros jogos de equilíbrio e ao consequente evidenciamento dos outros jogadores. No entanto, muitos jogos agora passados, não se pode mais dizer que esses jogadores dominam a qualidade praticada em campo, dado que a maioria dos outros jogadores evoluiu muito.

Ainda assim, o início do jogo pertenceu à equipa Alpha, com três lances perigosos protagonizados pelo The Master em que apenas um foi concretizado. A partir daí, o jogo foi dominado pela equipa Omega, com a equipa Alpha a revelar pouco preenchimento dos espaços defensivos e falta de velocidade na compensação dos contra-ataques. Nesta altura, a equipa Omega podia ter marcado ainda mais alguns golos, mas via os seus últimos remates serem desferidos por jogadores com menos força tais como a Astlik e o Fugi. Quando permitido, o Fiat foi responsável por golos "à Fiat" tal como há muito não se viam e que mantinham em sentido a equipa Alpha, que via os seus ataques serem repelidos por uma sólida defesa.

Neste jogo, para além de novamente jogar sem guarda-redes oficial, a equipa Alpha jogou até sem o Tinoco nessa posição durante algum tempo, que aproveitou para marcar dois golos, também eles, ao seu estilo. Ainda assim, e dado que cada equipa sofreu apenas seis golos, é de assinalar a grande ajuda que foi o ZeroZeroPeras na questão defensiva Alpha.

No último terço da partida, e protagonizando o já o seu clássico recuperar de golos, a equipa Alpha partiu para a igualdade do marcador através de golos cirúrgicos. Apesar da defesa Omega estar bastante bem, e uma teoria inicial apontar para os remates de longe, a verdade é que a maioria dos golos entrou mesmo por jogadas bem delineadas e golos "à queima".

Para terminar, fica a satisfação de finalmente um jogo equilibrado, ainda para mais dadas as alterações perfeitas que aconteceram ao nível dos alinhamentos das equipas e que permitiram esse mesmo desfecho. Ainda assim, espera-se mais, nomeadamente a presença do Mantorras e o apoio multimédia do Darknight, que vai fazer regressar a prova do futebol espectáculo a este nosso blog.

TCD!

quinta-feira, setembro 10, 2009

10-9-2009 | Antevisão

1 comentários

Tal como foi dito na última análise, o jogo passado foi uma decepção no que diz respeito ao nosso desejo de uma partida equilibrada e memorável. Para hoje, e para darmos um passo de cada vez, espera-se que isso ao menos seja atingido, ou seja, que estejamos pelo menos dez jogadores.

Em relação aos jogadores em si, destaque para a ausência do Suarez de la Costada, que continua a sua saga de jogar jogo sim, jogo não, e do regresso da Astlik e do Mantorras. As equipas previstas são:
Alpha Team - Tinoco, The Master, ZeroZeroPeras, Vasco e Vítor
Omega Team - Pudim, Astlik, Mantorras, Fiat e Pinto

Como se pode ver, é necessária uma alteração importante para compensar a ausência catastrófica do Suarez, tal como acontece na maioria das vezes. Isso vai requerer uma boa adaptação dos jogadores alterados à nova equipa, mas esperemos que o equilíbrio consiga erguer-se de mais um dia problemático.

TCD!

segunda-feira, setembro 07, 2009

3-9-2009 | Alpha Team - 13, Omega Team - 3 | Início de temporada pouco sério

1 comentários

Poijé. É com muita tristeza que o primeiro jogo da temporada foi tudo menos aquilo que tinha desejado na antevisão. Não foi equilibrado nem memorável. Foi um jogo de treino em que uma das equipas teve apenas quatro, elementos, e isso diz basicamente tudo. Apesar de na mente de todos constar um jogo pouco sério, a verdade é que o jogo foi contabilizado e dessa forma vai ser analisado.

Mas vamos começar pelo princípio. As equipas foram as esperadas, com a grande diferença da ausência do Mantorras, que condicionou tudo o resto:
Alpha Team - Tinoco, The Master, Suarez de la Costada, Vasco e Pinto
Omega Team - Pudim, ZeroZeroPeras, Fiat e Vítor

O jogo em si foi bastante expectável: a equipa Alpha controlou sempre o jogo e o facto de ter um jogador a mais tornou a partida muito tranquila do seu ponto de vista, podendo esse elemento controlar a defesa ou então a surgir sozinho na frente. Ainda assim, é de notar que houve neste jogo um muito melhor entrosamento entre Vasco, The Master e Pinto do que no jogo anterior tinha havido com outros elementos. Na baliza Alpha apareceu Tinoco a fazer defesas impossíveis e a fazer lembrar o Darknight. Com estes dois aspectos, o que pretendo dizer é que a equipa Alpha estaria bastante apta para enfrentar uma equipa de cinco elementos também.

Em relação à equipa Omega, não se pode dizer que a equipa tivesse sido arrasada, muito pelo contrário. Como há muito tempo não acontecia, a equipa Omega deparou-se não com cinco adversários, mas sim com seis, se contarmos com os ferros da baliza. A verdade é que mais de 10 remates Omeguianos foram parados por postes ou por defesas caricatas / instintivas por parte do Tinoco, a maioria dessas tentativas desferidas pelo Fiat. Essa situação acumulada ia gastando a moral da equipa, o que se materializava nos impropérios proferidos pelo Pudim.

Perto do final do jogo, o Suarez de la Costada passou para a equipa Omega, e um pouco depois, retirou-se definitivamente, com nenhuma dessas fases a ter impacto significativo no resultado final, ele que repetiu inúmeras vezes o mesmo movimento ao lado esquerdo da baliza, falhando o golo. Destaque também para o facto de termos jogado um pouco mais do que o normal, acrescento esse que não foi contabilizado no resultado final. Em termos de golos, destaque para um ao estilo de "Ronaldo contra o F.C.Porto" protagonizado pelo Tinoco que surpreendeu todos em campo.

Em jeito de conclusão, fica um jogo sem história e sem glória, um jogo que esperamos apagar com a execução de um mais sério, já na próxima oportunidade. Para isso, basta que haja N x N jogadores, e não N x (N - 1). Por isso, não faltem!

TCD!

quinta-feira, setembro 03, 2009

3-9-2009 | Antevisão

1 comentários

Bem-vindos à época 2009/2010!

O dia de hoje marca um passo importante: para além do começo da nova época, é com bastante força que ambas as equipas estão empenhadas nos próximos jogos, e a prova disso mesmo é a solidez que este evento tem tomado, também pela justificação de eventuais segundos jogos que poderão acontecer ás terças-feiras. Mas isso virá com a execução de um jogo desses, em que explicarei as condições dos mesmos.

Em relação ao primeiro jogo desta época, é com alguma tristeza que posso já antever uma eventual discrepância de qualidade defensiva dada a falta do Darknight, pelo facto de ser um guarda-redes e pelo facto de ser um grande guarda-redes. Em relação a essa lesão, é com muita pena que irei abrir de novo o boletim clínico, dado que a mesma é algo grave. É provável que o Tinoco seja o guarda-redes da equipa Alpha neste tempo de crise, dado que é quem o melhor faz no alinhamento normal dessa equipa e porque está lesionado.

De resto, e dada a ausência também da Astlik, voltam alguns membros de qualidade de jogos passados, nomeadamente o Pinto e o Fiat. Ou seja, regressam ao local onde jogaram a esmagadora maioria das vezes, dado que jogaram muito menos no estágio de pré-época.

As equipas prováveis serão:
Alpha Team - Tinoco, The Master, Suarez de la Costada, Vasco e Pinto
Omega Team - Pudim, ZeroZeroPeras, Mantorras, Fiat e Vítor

Esperemos que seja um jogo equilibrado e que abra da melhor forma a nova temporada oficial.

TCD!

20-8-2009 | Alpha Team - 5, Omega Team - 11 | Omega Team acaba época em grande

1 comentários

Para terminar a época, é com algum entusiasmo que vos venho falar do último suspiro protagonizado pela equipa Omega, que deixa assim antever uma nova época muito promissora em termos de equilíbrio mas também de alguns resultados atípicos. Como eu não estive presente, remeto toda a análise, que irá ser curta, para o Darknight. Como ponto positivo, é de fácil e rápida leitura. E pronto, vai agora começar.

Nesta semana, voltamos a ter equipas compostas, na maioria, por membros aos quais já nos acostumamos. E principalmente, pudemos contar com os dois guarda-redes:
Alpha Team - Pudim, Tinoco, Vasco, Tiago Pereira e Fugi
Omega Team - Astlik, Mantorras, Darknight, ZeroZeroPeras e Xibú

Antes de mais, quero pedir desculpa pelo tempo demorado para escrever a crónica. No entanto, posso dizer em minha defesa que esta foi a crónica mais difícil de escrever até hoje. Isto porque este foi um jogo totalmente atípico, pois o domínio esteve quase exclusivamente do lado da equipa Omega.

Relativamente ao curso do jogo, rapidamente a equipa Omega construiu uma vantagem sólida, aproveitando alguns erros defensivos dos adversários e também alguma falta de eficácia aquando da hora de visar a baliza, num jogo fracamente conseguido por parte, e isto como comparação ao que normalmente é, do Vasco. Para adicionar a isso, e tal como foi adiantado na anterior análise, o jogador de mais qualidade em campo continua a ser o Darknight, contribuindo também, em muito, para o desfecho final.

Com o decorrer do jogo, o desanimo foi-se acumulando por parte da equipa Alpha, o que acabou por culminar no resultado que podemos apresentar. A equipa Alpha nunca esboçou uma vontade clara de vencer o jogo, dado esse ímpeto psicológico negativo, bem como, é preciso dizer, algum desfavor inicial na disposição das equipas.

Para terminar, uma nota especial que vem tornar o Darknight ainda mais importante na partida, que foram os dois golos marcados por ele num curto espaço de tempo quando precisou de jogar à frente dada a lesão do Mantorras.

Penso que foi bom para a Omega Team ter acabado desta forma, ao mesmo tempo que espero que, acima de tudo, o equilíbrio volte a reinar nos próximos jogos. E vamos para a nova época, 09/10!

TCD!